Senador da Repúbliga, Girão é o único representante do NOVO no Ceará com mandato eletivo. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Apesar de nanico e sem representantes nas casas legislativas cearenses, o partido NOVO possui em seus quadros um senador da República, que é o principal integrante da legenda no Estado. E é justamente esse parlamentar, o senador Eduardo Girão, que deve ser apresentado em encontro da agremiação, neste sábado (25), na Assembleia Legislativa, como pré-candidato a prefeito de Fortaleza para as eleições do próximo ano.

Caso a indicação seja confirmada, Girão se soma a outros nomes já apresentados nos últimos meses em outras legendas, como Capitão Wagner, no União Brasil (UB), André Fernandes, no Partido Liberal (PL), e Sarto, atual prefeito da Capital cearense, filiado ao Partido Democrático Trabalhista, o PDT.

O NOVO realiza, neste sábado, encontro que deve apresentar, além do seu nome para a disputa ao pleito de 2024, uma plataforma dos interesses da agremiação para a cidade. Além de Girão, também são esperadas as presenças do governador Romeu Zema, de Minas Gerais, o deputado federal cassado Deltan Dallagnol e outros parlamentares da sigla com projeção nacional, como Marcel Van Hattem e Tiago Miutrad.

O evento deste sábado tem como objetivo o diálogo da legenda com os diversos setores da sociedade e outros partidos políticos, além de receber novos filiados que estejam em sintonia com o NOVO. Eduardo Girão, porém, tende a ser o principal nome do encontro, principalmente, visto a sua atuação no Congresso Nacional, onde tem trabalhado como oposição ao Governo Lula e criticado ações dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O NOVO realizou mudanças em seu modelo de atração de novos filiados e potenciais candidatos nas casas legislativas e no executivo. Isso fez com que nomes expressivos da política nacional ingressem na legenda, a exemplode Girão e Dallagnol. Outra estratégia a ser analisada pelo partido no próximo ano são as coligações com outros partidos que somem ideias semelhantes às da sigla, o que pode permitir outras ações, visando crescimento da participação partidária.