Dra. Silvana quer que a Secretaria de Saúde explique a atual situação no Ceará. Foto: ALCE

A crise na saúde pública do Ceará voltou a ser tema de debate na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (23). A deputada Dra. Silvana (PL) cobrou respostas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) sobre o real número de cirurgias eletivas realizadas pelo Governo do Estado bem como equipamentos públicos para atendimentos paliativos de pacientes cearenses.

Segundo informou, além da demora na realização de cirurgias, muitos pacientes já em cuidados paliativos permanecem ocupando leitos de hospitais por muito tempo, quando deveriam estar em hospitais voltados para esse tipo de tratamento. “Estou apresentando um requerimento, solicitando informação do tempo em que os pacientes estão passando desde a sua internação até a realização de cirurgias. Precisamos otimizar esse serviço, pois é o dinheiro público que está sendo gasto ali”.

Dra. Silvana acrescentou ainda que já existe no Ceará um hospital voltado para pacientes em cuidados paliativos, a Casa de Cuidados, inaugurada ainda na gestão do secretário de Saúde Dr. Cabeto. Ainda sobre o tempo de permanência de pacientes em hospitais para espera de cirurgias, a deputada mencionou o Hospital Regional de Jaguaribe, que, apesar de uma grande estrutura, seguia sem o serviço de pronto atendimento de emergência.

“Visitamos aquele grande hospital há meses e esse serviço ainda não está sendo oferecido. Soubemos que o setor de trauma foi inaugurado e isso já nos deixa mais tranquilos, pois também foi fruto de fiscalização e cobrança nossa”, afirmou.

“Vou questionar diretamente a Dra. Tânia como funcionará essa questão, pois são 10 leitos para UTI, 30 de observação na emergência e 30 de internação. Mas esses de observação serão só para casos de trauma da região?” – (Dra. Silvana)