O parlamentar esteve ao lado do governador Elmano e de outros parlamentares petistas. Foto: Reprodução/Instagram

Eleito na esteira do bolsonarismo cearense, o deputado federal Yury do Paredão, atualmente licenciado, está cada vez mais distante do grupo ideológico e próximo do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Governo Elmano de Freitas. Neste fim de semana, enquanto o grupo no Whatsapp dos parlamentares do PL era suspenso após confusão entre bolsonaristas e liberais que apoiaram a Reforma Tributária, Yury participava da Expocrato ao lado do governador.

A confusão no grupo de Whatsapp se deu quando deputados bolsonaristas cobraram daqueles que votaram a favor da Reforma Tributária ainda que o ex-presidente Jair Bolsonaro tenha se colocado contrário à matéria. O deputado André Fernandes chegou a falar na saída de nomes que não votaram de acordo com a orientação de Bolsonaro, o que ofendeu outros membros presentes.

Quando Yury do Paredão recepcionou o presidente Lula, quando o chefe do Executivo esteve no Ceará, Fernandes chegou a falar da expulsão do colega por, segundo ele, estar em foto ao lado “do maior bandido da história”. Yury não se deixou abalar e continuou em agendas ao lado do Governo Federal e Estadual.

Apesar disso, ele teve que se licenciar do mandato parlamentar para dar espaço à bolsonarista Priscila Costa (PL), que, assim como André Fernandes, votou favorável à Reforma Tributária. O voto de Yury, provavelmente, seria favorável à medida. A licença do parlamentar não passou despercebida, principalmente, por dar espaço à deputada alinhada com o bolsonarismo.

Em suas redes sociais, neste fim de semana, Yury do Paredão fez questão de publicar fotos ao lado do governador Elmano de Freitas e do governador Camilo Santana. “Participando da abertura da Expocrato 2023. Também estiveram presentes o governador Elmano de Freitas, o ministro da Educação Camilo Santana e também o deputado Fernando Santana”, disse ele citando quadros petistas presentes ao evento regional.