Bolsonaro apoiou Capitão Wagner em 2020 e 2022, mas apostará na candidatura de André Fernandes no pleito do próximo ano. Foto: Reprodução/Youtube

O secretário de Saúde de Maracanaú, o ex-deputado federal Capitão Wagner (UB) foi um dos primeiros políticos a confirmar pretensa candidatura a prefeito de Fortaleza, sua terceira tentativa. No entanto, essa deve ser a disputa mais difícil para o postulante, uma vez que ele deve disputar o pleito com ex-aliados que o apoiaram em disputas passadas.

O grupo bolsonarista, atualmente no PL, por exemplo, e que chegou a estar do lado de Wagner em pleitos recentes, já sinalizou que deve ter candidatura própria, no caso a do deputado federal André Fernandes. Isso fará com que Wagner dividia votos com até então aliados, que só poderão estar juntos em um eventual segundo turno nas eleições do próximo ano.

Outro nome aliado de Wagner que está sendo sondado para a disputa é o do senador Eduardo Girão, atualmente membro do partido Novo. O partido avalia lançar o parlamentar como pretenso candidato, também no campo de políticos identificados com o eleitorado mais à direita, conservador. Caso essas candidaturas se confirmem, Capitão Wagner, até então principal líder da oposição no Estado, tenderá a ter dificuldade de atração de mais votos do seu espectro ideológico.

Vale ressaltar que em 2020, o partido de Wagner elegeu cinco vereadores para a Câmara Municipal de Fortaleza, restando apenas um na mesma sigla dele, o União Brasil. No ano passado, quando foi candidato a governador,ele ajudou a eleger quatro deputados estaduais, mas um já está alinhado com o Governo Elmano de Freitas, no caso o deputado Firmo Camurça.

“O Wagner já sabe que não vamos marchar com ele. O PL não abre mão da cabeça de chapa. Vamos pra cima. No segundo turno, poderemos conversar”, informou o deputado federal Dr. Jaziel, vice-presidente do PL de Fortaleza.