Antônio Henrique criticou a postura do ministro Camilo Santana sobre a taxa do lixo. Foto: Reprodução/Instagram

O deputado Antônio Henrique (PDT) foi à tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (20), para criticar a oposição ao prefeito Sarto, que segundo ele, quer apenas antecipar o debate eleitoral. Ele citou o posicionamento do ministro da Educação Camilo Santana, que disse ser contrário à cobrança da taxa do lixo de Fortaleza, mas no seu Governo aumentou o valar das taxas cobradas pelo Governo do Estado. Guilherme Sampaio (PT) rebateu as falas do colega, afirmando que a antecipação está sendo feita pela própria gestão.

Segundo Henrique, alguns parlamentares que têm se posicionado contra a taxa do lixo não estariam preocupados com a população, visto que ao menos 70% da população de Fortaleza estaria isenta da cobrança. “Será que estão preocupados porque a população não pode pagar? Já foi dito várias vezes que 70% da população não vai pagar a taxa de lixo. Nós aprovamos essa isenção. Quem é essa população? É o povo que mora nos bairros mais nobres? Não. É a população que mora nos bairros mais pobres. Essa população não vai pagar, porque ela é isenta”, disse.

Segundo o pedetista, as falas dos deputados são feitas pensando em 2024, “porque estão querendo ocupar a cadeira ocupada pelo prefeito Sarto. Estão antecipando a eleição de 2024. Não é atoa que o ministro da Educação, Camilo Santana, dá entrevista dizendo que houve equívoco. Ministro, vamos trabalhar. Vamos lutar por uma Educação de qualidade e não antecipe esse debate”.

“Para nós, isso é perca de tempo. Agora, antecipar um debate já pensando nas eleições, como estamos vendo de um lado e de outro… o prefeito Sarto está trabalhando, entregando mais escolas, mais creches, estrutura para o povo. Se o povo quiser dar oportunidade para ele, isso vai acontecer em 2024” – (Antônio Henrique)

Em resposta, Guilherme Sampaio afirmou que o debate tem sido antecipado pelo ex-prefeito Roberto Cláudio, que faz oposição ao Governo Elmano de Freitas. Ele lembrou, ainda, que no último sábado houve convenção do PDT de Fortaleza e durante o evento discursos foram feitos na intenção de lançar o nome de Sarto como pretenso candidato à reeleição. “Quem está antecipando o debate é a oposição. Eu considero que esse prisma que foi utilizado é incorreto”.

“A oposição tem apoio da população de Fortaleza, que não aceita a taxa do lixo. Se é verdade que a população pobre não vai pagar, é verdade que a classe média está pagando. Quem está pagando não é milionário e não a classe média alta, mas a classe média baixa majoritariamente. Um conjunto de parlamentares, desde a tramitação na Câmara, está criticando, combatendo, apresentou ação judicial”, disse o petista.