Parlamentar criticou os protestos e bloqueios feitos por bolsonaristas nas vias do País. Foto: ALCE

O deputado Heitor Férrer (UB) criticou a realização de atos antidemocráticos por bolsonaristas, que nos últimos dias, bloquearam rodovias em diversos estados do País por não aceitarem o resultado das urnas. De acordo com o parlamentar, diferente do que professavam contra uma eventual “ditadura de esquerda”, Férrer afirmou que esses manifestantes “querem uma ditadura de direita” no Brasil.

“É inaceitável, quando vemos manifestações de apoiadores do presidente da República em frente a quartéis do Exército. O que vemos agora é que eles não estavam preocupados com a ditadura da esquerda, mas eles querem uma ditadura de direita, um pequeno grupo antidemocrático que não respeita a decisão das urnas”, disse.

O deputado, mais uma vez, voltou a defender a importância do período de transição entre os governos e criticou o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, que não tem se empenhado em tratar do tema com a equipe do presidente eleito Lula. Em sua opinião, existe uma “falta de decoro” do atual chefe do Executivo em transferir dados ao próximo mandatário do Governo.

“Depois de 48h de silêncio, ele apareceu para agradecer os eleitores, mas em nenhum momento reconheceu a derrota e falou em transição de governo. A transição é muito importante porque está assegurada em lei. Qualquer pessoa que venha a começar a gestão precisa de dados”, defendeu.

Ele voltou, ainda, a citar um projeto de sua autoria, que dispõe sobre a instituição de equipe de transição pelo candidato eleito para o cargo de governador do Estado. “Eu quero deixar essa lei aprovada caso, algum dia, daqui a 10, 20 anos, tenha alguma dificuldade em transferir os dados”, disse.

Renato Roseno (PSOL) também se posicionou sobre os últimos dias no País e  criticou as manifestações pedindo intervenção militar nas ruas do Brasil.  Segundo ele, a transição faz parte da vida democrática e “falta ao Bolsonaro civilidade”. “Demorou muito para reconhecer a derrota, fez de forma mal educada. Os bloqueios por manifestantes que pedem a ditadura são crimes. Condeno aqueles que estão atentando contra a democracia de maneira vil”.