Em 2010, Lula entrou na campanha para o Senado em defesa da dobradinha Pimentel e Eunício. Foto: Divulgação

O candidato ao Governo do Estado Elmano de Freitas e Camilo Santana estiveram em São Paulo, ao lado do ex-presidente Lula, candidato a presidente da República, para utilizarem, mais uma vez, o líder petista em suas campanhas eleitorais. O resultado da visita foi a gravação de um vídeo, já veiculado na propaganda de Rádio e Televisão, que lembra muito gesto que ajudou a eleger dois senadores há doze anos, no pleito de 2010.

Naquela época, o senador Tasso Jereissati, do PSDB, liderava as pesquisas eleitorais para a eleição ao Senado Federal. No entanto, com a entrada de Lula na campanha dos então candidatos José Pimentel, do PT, e Eunício Oliveira, do PMDB, a situação mudou. No vídeo divulgado, o ex-presidente da República aparece pedindo voto para os dois aliados, em uma frase que ficou fixada no imaginário da política local.

Na dobradinha entre os postulantes, Lula disse:  “quem vota em um, vota no outro. Quem vota no outro, vota no outro. E não precisa votar em mais ninguém”. Então candidato à reeleição, Cid Gomes também participou daquele momento. Aquela também foi a primeira candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República.

Doze anos se passaram e Lula fez uma espécie de “remake” daquela cena, agora com Camilo e Elmano. No vídeo publicado, o petista diz: “Se você vota 13 para presidente vote 13 para governador, se você vota 13 para presidente, vote 131 para senador. Camilo e Elmano. É o Ceará muito mais forte”.

Não há informações sobre a vinda de Lula ao Ceará no primeiro turno da campanha eleitoral deste ano e esse deve ter sido a última ação do líder petista acenado para o eleitorado cearense antes do resultado das urnas no dia 2 de outubro.