Apesar de pontuar melhor na intenção de votos, Roberto Cláudio é o pedetista com maior número de rejeição pelo eleitorado. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Foi divulgada, na noite dessa quarta-feira (06),  a primeira pesquisa Quaest de avaliação do cenário eleitoral para o Governo do Ceará. Quatro cenários foram testados para avaliar o grau de competitividade dos pré-candidatos pedetistas Roberto Cláudio, Izolda Cela, Mauro Filho e Evandro Leitão contra o líder da oposição no Estado, o deputado federal Capitão Wagner, do União Brasil.

De acordo com os dados, Capitão Wagner e Roberto Cláudio estão tecnicamente empatados, sendo o deputado federal com 44% das intenções de votos e o ex-prefeito de Fortaleza com 40%. Quando substitui o concorrente de Wagner pela governadora Izolda Cela, o parlamentar abre vantagem, aparecendo com 52% contra 30%.

Contra Mauro Filho, Capitão Wagner aparece com 55% e o pedetista com 23%. Já o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, é preferido por 17% do eleitorado, enquanto que o líder da oposição tem 59% da preferência.

Ainda de acordo com a pesquisa Quaest, Roberto Cláudio é mais conhecido do que a governadora Izolda Cela entre o eleitorado cearense, mas também tem a maior rejeição entre os pedetistas, com 37%, enquanto Izolda, a menor, com 23%

Outros nomes, de outros partidos, foram colocados na pesquisa. Eunício Oliveira, do MDB, aparece com a maior rejeição entre todos os nomes, com 44%, sendo seguido por Luizianne Lins, do PT, com 39%. Capitão Wagner e Roberto Cláudio são os políticos mais conhecidos do eleitorado.

Roberto Cláudio e Capitão Wagner empatam quando a amostragem leva em consideração apenas o voto feminino, sendo 41% para o pedetista e 39% para o líder da oposição. Entre os homens, Wagner tem vantagem sobre RC, com 48% de preferência desse público contra 40% do ex-prefeito.

Vantagem

O candidato do União Brasil sai na frente nas faixas etárias entre 16 e 30 anos, com 46% da preferência, e no eleitorado de baixa renda, pontuando com 44% das intenções de voto. Roberto Cláudio leva vantagem nos estratos de renda mais alta, aparecendo com 46% contra 42% de Wagner.

A pesquisa foi encomendada pelo PDT do Ceará e realizada entre os dias 27 de junho e 1º de julho por meio de 1.500 entrevistas presenciais domiciliares em 49 municípios. A margem de erro é de 2,5 pontos com 95% de confiabilidade. Está registrada no TSE BR-07841/22 e CE-05334/22.