Carmelo Neto é um dos principais aliados de Bolsonaro no Ceará e crítico da gestão Sarto. Foto: CMFor

Com maioria dos vereadores alinhados com as ações do presidente Jair Bolsonaro, o Partido Liberal (PL) na Câmara Municipal de Fortaleza escolheu o vereador Carmelo Neto como líder da bancada partidária na Casa Legislativa. Até então, a liderança estava sob o comando do suplente Pedro Matos, que tinha uma postura menos agressiva com relação à gestão do prefeito Sarto. A tendência é que, a partir de agora, as ações da sigla sejam mais incisivas contra o Governo.

Apesar da maioria dos membros do PL na Câmara de Fortaleza estar alinhada com as pautas do bolsonarismo, as vereadoras Tia Francisca e Ana do Aracapé ainda fazem parte da base governista do prefeito Sarto. Elas chegaram a ameaçar deixar o partido, quando parlamentares de oposição aderiram à sigla, mas permanecem no grêmio a pedido do presidente do grêmio, o prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves.

Com 5 vereadores, o PL é hoje a segunda  maior bancada da Câmara. Além de Carmelo, fazem parte da legenda os vereadores Dudu Diógenes (que substitui temporariamente o vereador Inspetor Alberto, também do PL), Priscila Costa, Ana do Aracapé e Tia Francisca. Com membros egressos dos partidos PROS, PSC e Republicanos, o Partido Liberal perde apenas para o PDT em número de parlamentares.