Elmano de Freitas defende Dia de Iemanjá no Calendário Oficial do Estado. Foto: ALECE

Deputados da Assembleia Legislativa seguem suas cruzadas em defesa de propostas de interesse do eleitorado religioso. Depois de apresentar projeto que quer inserir no Calendário Oficial do Estado o evento “Louvor com Cristo”, o deputado Walter Cavalcante (MDB), agora pretende criar o Dia Estadual do Católico, a ser comemorado em 19 de março. Já Elmano de Freitas (PT) defende o Dia de Iemanjá.

A proposta do emedebista é uma cópia de matéria semelhante aprovada, em 2016, pela Assembleia Legislativa do Acre. Cavalcante quer que no Dia do Católico a administração Estadual apoie os eventos públicos voltados para o segmento católico, com livre acesso a toda comunidade. A Lei entrará em vigor na data de sua publicação, sendo revogadas as disposições em contrário.

Sua assessoria, porém, esqueceu de alterar as informações do texto original de onde foi retirada a ideia, de uma proposta do deputado acreano, Manoel Moraes. Na justificativa, ele cita que pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGv) divulgou que “o Estado do Acre conta com 50,7 de sua população professam a religião católica”.

Logo abaixo, no texto de sua justificativa, Cavalcante, enfim, cita o Ceará e os eventos “Evangelizar é Preciso com Padre Reginaldo Manzotti, Caminhada com Maria, e as Romarias de Padre Cícero e São Francisco de Assis”. O projeto de Lei aprovado em 2016 pela Assembleia do Acre instituiu o Dia do Católico, em resposta ao Dia do Evangélico, também criado por aquela Casa Legislativa.

Feriado Estadual

Outra proposta foi apresentada, em seguida, tentando retirar a necessidade de feriado para essas datas. No Ceará, porém, buscando evitar maiores polêmicas, o deputado Walter Cavalcante resolveu sugerir que a data seja comemorada no dia 19 de março, dia de São José, quando já é feriado estadual.

O petista Elmano de Freitas, por sua vez, quer incluir a Festa de Iemanjá no Calendário de Eventos do Estado do Ceará. Segundo ele, “há mais de meio século, o dia 15 de agosto é a data onde milhares de cearenses celebram a Festa de Iemanjá”.

Afro-cearense

Ainda de acordo com ele, em Fortaleza, a festa é realizada em duas praias: a de Iracema e a do Futuro, aglutinando dezenas de milhares de cidadãos e cidadãs cearenses. “A Festa de Iemanjá, além de um momento de celebração da cultura de matriz africana e da diversidade religiosa, também é um momento de exercício da cidadania, com diversas iniciativas de divulgação de políticas públicas para a população afro-cearense”.

Em 2017,  a Festa foi considerada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, Patrimônio Imaterial da cidade. “Em nome do respeito à diversidade religiosa, a Festa de Iemanjá realizada no dia 15 de agosto, deve ser incorporada no Calendário de Eventos do Estado do Ceará”, defendeu Elmano.