Foto: CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) homenageou a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), por seus 189 anos de existência, em solenidade realizada na noite desta quinta-feira, 23, no Plenário Fausto Arruda. Na ocasião, representantes da Intituição foram agraciados com certificados pelos relevantes serviços prestados à sociedade cearense. A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Professor Enílson (Cidadania) a convite do propositor da honraria, vereador Erivaldo Xavier – Cônsul do Povo (PSD) e em nome do presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT).

Propositor da homenagem, o vereador Cônsul do Povo enfatizou sua satisfação em conceder a homenagem à PMCE e ratificou a relevância da Instituição para o povo cearense. “Para mim é uma honra, mais uma vez, poder prestigiar a nossa Polícia Militar do Estado do Ceará. Em nome do Comandante-geral, Coronel Klênio, Eu quero estender a todos os policiais e parabenizar a todos que fazem a Polícia Militar do Estado do Ceará. A Polícia Militar do Ceará é de uma grande relevância, porque ela está em todo lugar, em todo canto. Então, são forças que se juntam para poder abençoar, ajudar o povo do estado do Ceará.”

Em nome da Instituição e dos homenageados, o Comandante Geral da PMCE, Coronel Klênio Sávio falou da aproximação do bicentenário da PMCE e ressaltou o compromisso da Instituição em cuidar e proteger o povo cearense. “A Polícia Militar do Estado do Ceará está fazendo 189 anos de existência. É muito importante para uma instituição que há quase dois séculos presta serviço para o Estado e especialmente para Fortaleza. A nossa atividade é essencialmente preventiva. Nós somos uma polícia ostensiva que, a todo momento, está junto à sociedade para prestar um bom serviço, um serviço de qualidade. Eu sempre digo que a Polícia Militar é uma polícia que olha quando vai realizar o seu trabalho, o seu serviço, aquele composto social onde ela vai se apresentar e, ali, ela realiza a sua atividade. Nós não realizamos trabalho, realizamos um serviço, estamos para servir o nosso povo, a Instituição e a todos. Um sentimento de muito amor para servir o povo cearense.”

Além do propositor da Solenidade, vereador Cônsul do Povo, do presidente da Sessão Solene, vereador Professor Enílson e do Coronel Klênio Sávio, dentre os presentes, estiveram ainda, o subcomandante da PMCE e chefe do Estado-Maior, Vinícius Vineimar Rodrigues Ferreira; o subchefe do Estado-Maior, Coronel Jorge Costa e o coordenador de operações da Polícia Militar do Estado do Ceará, Coronel PM Kilderlan Sousa.

A Instituição

Em maio de 1835, o Presidente (Governador), da Província do Ceará, padre, senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar, preocupado com a segurança e o bem-estar dos habitantes da Província do Ceará, assinou a Resolução Provincial nº 13, criando a Força Pública do Ceará, embrião da nossa valorosa Polícia Militar do Ceará.

A partir de 4 de janeiro de 1947 passou então à denominação que tem até os dias atuais a partir da entrada em vigor da constituição de 1946. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) tem por missão constitucional o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Seu primeiro Comandante foi o Tenente do Exército Brasileiro Tomaz Lourenço da Silva Castro, que comandou de 24/05/1835 a 19/01/1839.

A Polícia Militar do Ceará é uma Instituição que se confunde com a história de nosso Estado. Não é à toa que falar desta Corporação é fazer um passeio pelos seus anos de existência e reencontrar personagens e fatos que marcaram nossa história, como a Guerra do Paraguai, a Sedição de Juazeiro, Revolução de 1930 no Ceará, Combate ao Cangaço, Caldeirão, Revoluções de 1932, constitucionalista de São Paulo de 1964.

Com um passado de bases sólidas, a Polícia Militar tem na sintonia com o presente e com o futuro, um de seus grandes méritos. Ao longo de sua existência, a PM cearense trocou quatorze vezes de nome, mas nunca de ideal, qual seja: a Preservação da Ordem, Tranquilidade das Famílias e Segurança dos Cidadãos.

Tendo no policiamento ostensivo a sua atividade-fim, a Instituição está presente em todo o Estado com suas diversas Unidades e Subunidades Operacionais distribuídas de forma estratégica. Os mais de 15 mil homens e mulheres do efetivo estão distribuídos por todos os municípios cearenses para servir e proteger ao cidadão.

No organograma, a Polícia Militar é comandada por um oficial superior do posto de coronel e é denominado Comandante-geral.

A Polícia Militar do Ceará, ao longo de sua existência, sofreu mudanças, adaptou sua estrutura aos nossos tempos, onde a mais recente reestrutura ocorreu em 05 de setembro de 2012, através da Lei nº 15.217 que dispõe sobre a nova Organização Básica da Polícia Militar do Ceará (LOB/PMCE).

Fonte:CMFor