Sede do Tribunal Superior Eleitoral em Brasília/DF. Foto: Gustavo Mansu.

Não haverá segundo turno nas eleições municipais deste ano9, em Juazeiro do Norte. Faltaram 777 novos eleitores, para a Terra do Padre Cícero, alcançar os 200 mil eleitores, necessários para a eleição do prefeito seja realizada em dois turnos, caso nenhum dos candidatos alcance, no primeiro turno da disputa, mais de 50% dos votos válidos. Os novos números do eleitorado cearense foram antecipados, no fim da tarde desta segunda-feira (10), pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Com os novos números do eleitorado no interior cearense, só os municípios de Fortaleza, com 1.869.135 eleitores e Caucaia, com 235.150 eleitores, nos dados do TSE no ano de 2022, continuarão tendo segundo turno nas eleições municipais. Eles são os dois maiores colégios eleitorais do Estado. Maracanaú e Sobral, tiveram acréscimo pequeno, no número de eleitores

O Estado do Ceará atingiu a marca de 6.940.465 eleitores e eleitoras aptos(as) a votar nas eleições municipais de 2024, programadas para o próximo dia 6 de outubro. Em comparação ao último pleito, de 2022, houve um crescimento de quase 120 mil novos eleitores de 2022 até aqui..

No interior do Estado, o município de Juazeiro do Norte soma, agora, 199.223 eleitores e eleitoras aptos(as) a votar, um aumento de mais de 16 mil em comparação aos números de 2022.

Os progressos foram alcançados em razão da força-tarefa realizada pelo TRE-CE, principalmente a partir do mês de abril deste ano, com a execução de mutirões de atendimentos nas mais diversas regiões do Estado, oferecendo serviços em horários estendidos, fins de semana e feriados.

O presidente do Tribunal Eleitoral cearense, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, ressaltou as expansões, reforçando que elas são reflexo da importância dada pela gestão atual em fomentar, em todos os sentidos, a aproximação entre a Justiça Eleitoral e o eleitorado do Estado.

“O TRE do Ceará avalia como positivos os resultados alcançados, bem como o empenho de cada colaboradora e cada colaborador para este propósito. Tivemos bons resultados e preparamos um cenário ideal para a conquista de metas ainda maiores no próximo ciclo eleitoral”, declara o presidente.

Os dados atualizados resultam do processamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após o fechamento do cadastro, no último dia 8 de maio, data para a realização de quaisquer atualizações e regularizações eleitorais por cidadãs e cidadãos para a participação no pleito deste ano.

Informações do TSE do ano de 2022