Um incêndio de grandes proporções, mas sem vítimas graves, atingiu o plenário da Assembleia do Ceará, no início da tarde desta quinta-feira (20). De acordo com informações repassadas por funcionários e deputados, a sessão ordinária do dia não estava sendo realizada no momento do sinistro. Aa quase totalidade dos deputados  estava num evento, no Palácio da Abolição, onde estava o presidente Lula. Duas pessoas foram hospitalizadas por inalarem fumaça.

Os trabalhos na Casa Legislativa pelos próximos dias devem ser realizados de forma remota ou em outro espaço adaptado, visto os estragos causados no ambiente do Plenário 13 de Maio.

Segundo assessores que presenciaram o ocorrido, o incêndio teve início próximo da Sala de Imprensa, em que uma cantina funciona para servir os parlamentares. O fogo logo se alastrou e a fumaça invadiu todo o Plenário 13 de Maio e espaços próximos. Em seguida, todas as pessoas que estavam no prédio foram evacuadas.

O deputado Carmelo Neto (PL) informou que parte do teto do Plenário 13 de Maio desabou, o que não foi confirmado pela comunicação da Casa Legislativa. No entanto, imagens disponibilizadas nas redes sociais mostram o teto do local totalmente em chamas.

Essa é a terceira vez em pouco mais de um ano em que o complexo que faz parte da Assembleia Legislativa, no bairro Dionísio Torres, passa por uma situação de incêndio. Em maio de 2023, um princípio de incêndio atingiu a sala de subestação de energia elétrica do anexo 03 da Casa. Em julho do mesmo ano, a sessão plenária foi encerrada após saírem faíscas de fogo debaixo da cadeira do deputado Cláudio Pinho (PDT).

Preocupação

Funcionários já relatavam há muito tempo preocupação com a situação do prédio da Assembleia Legislativa, principalmente, pela quantidade de fiação solta pelos corredores da Casa. O sinistro desta quinta-feira foi o maior já visto no Legislativo Estadual nos últimos anos. Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para o local, além de duas ambulâncias do SAMU.

Veja vídeo do momento do incêndio:

 

Assembleia emite nota sobre o incêndio:

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) informa que o incêndio que atingiu o Plenário 13 de maio na manhã desta quinta-feira (20) foi controlado e não houve vítimas graves. Algumas pessoas foram atendidas em decorrência da inalação da fumaça.

A Alece foi evacuada de imediato a partir do trabalho ágil do Corpo de Bombeiros. No momento, o trabalho está na fase de rescaldo, um processo minucioso de resfriamento do ambiente.

As equipes especializadas seguem trabalhando no prédio principal da Alece para apurar as proporções dos danos.

Toda a Companhia de Bombeiros da Alece, composta por 32 bombeiros, atuou contando com reforço de sete viaturas do Corpo de Bombeiros, dentre elas de combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar.

A Assembleia Legislativa dispõe de uma Célula de Saúde e Segurança do Trabalho com Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmit), que realiza capacitação periódica com todos os colaboradores, incluindo cursos de combate a incêndio e primeiros socorros, além de vistoria diária de todos os extintores.

Há placas de sinalização para os quatro anexos da Casa Legislativa com indicações de pontos de encontro, rotas de fuga e saídas de emergência.

As causas do incêndio serão investigadas pelos órgãos competentes.

Em breve, a Alece passará mais informações para a sociedade cearense.