Evento ocorre no próximo dia 20 de maio, no Auditório da sede do TRE-CE. Foto: Divulgação/TRE-CE

Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral do TRE-CE (LIODS), realiza, no dia 20 de maio (segunda-feira), de 9h às 12h30, noAuditório da sede do TRE-CE, o evento de lançamento do Programa de Enfrentamento à Desinformação Eleitoral no Ceará (PEDE-CE). Na ocasião, será lançado ainda o curso Inovação Democrática e Justiça 4.0, com a participação do escritor e poeta Bráulio Bessa.

Além de presencial, o evento ocorre em formato remoto, com transmissão via plataforma Microsoft Teams. Destinado a servidoras, servidores, jornalistas e público externo interessado, a solenidade oferece 320 vagas presenciais e 300 virtuais.

PEDE-CE

Programa de Enfrentamento à Desinformação Eleitoral no Ceará (PEDE-CE) tem como objetivo educar, sensibilizar e capacitar cidadãs e cidadãos, servidoras e servidores para identificar e combater a propagação de informações falsas e enganosas. O projeto é alinhado a esforços nacionais e internacionais em prol da proteção da democracia e da transparência no processo eleitoral. O PEDE-CE é dividido em três eixos de atuação, sendo eles: a capacitação, a institucionalização e o desenvolvimento de sistemas.

O grupo gestor do PEDE-CE é dirigido pela Presidência do TRE-CE. O Programa é formado por representantes da presidência do TRE-CE, da Corregedoria Regional Eleitoral, do Comitê de Enfrentamento à Desinformação, do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia do TRE-CE (CIEDDE-CE), do Grupo de Análise e Monitoramento de Desinformação, Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STI), da Ouvidoria Regional Eleitoral (OUVIR), da Ouvidoria da Mulher, da Assessoria de Imprensa, Comunicação Social, Cerimonial e Eventos (ASCOM) e da Assessoria de Segurança e Inteligência (ASINT).

Curso Inovação Democrática e Justiça

Já trabalhando o eixo de capacitação, o PEDE-CE lança o Curso Inovação Democrática e Justiça 4.0, com 12.600 vagas, buscando capacitar o público na intersecção do Direito e da Tecnologia, com uma ênfase especial no contexto eleitoral e ainda oferecer um entendimento profundo e prático sobre como as inovações tecnológicas podem ser aplicadas para melhorar a administração da justiça e o processo eleitoral.

Entre os temas trabalhados, estão a inteligência artificial, a Lei de Proteção e Privacidade de Dados (LGPD), a segurança de dados, a inclusão na Justiça e a preservação da memória.

Serviço

Lançamento do Programa de Enfrentamento à Desinformação Eleitoral no Ceará (PEDE-CE)
Quando: 20 de maio, das 9h às 12h30
Onde: Auditório da sede do TRE-CE

Fonte: TRE-CE