O delegado da Polícia Federal Samuel Elânio será substituído pelo também delegado da PF, Roberto Sá, no comando da SSPDS. Foto: Blog do Edison Silva

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou, na manhã desta segunda-feira (27), a nomeação do delegado da Polícia Federal (PF) Roberto Sá para o comando da pasta de Segurança Pública do Governo do Estado. O novo comandante da pasta assume no lugar de Samuel Elânio, que, no últimos tempos, vinha recebendo críticas em razão dos números relacionados à violência.

Na mensagem, publicada nas redes sociais, o Elmano agradeceu ao trabalho de Elânio, valorizando sua dedicação. Em seguida, o governador exaltou o currículo do novo dirigente da secretaria e desejou sucesso na “missão de enfrentar fortemente a criminalidade e proteger os mais de nove milhões de cearenses.”

Mudança na Secretaria de Segurança Pública

Samuel Elânio estava à frente da Pasta desde o início do Governo Elmano, em janeiro de 2023. Anteriormente, ele havia sido secretário-executivo da SSPDS, sob a liderança do então secretário Sandro Caron. Ele é substituído pelo delegado da Polícia Federal Roberto Sá, que também foi Secretário de Segurança dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

A mudança na pasta ocorre cinco dias após Elânio reconhecer o aumento de homicídios no Ceará. Em entrevista, ele afirmou que, comparado a um período maior, o número ainda seria “razoável”. Após essa declaração, os pré-candidatos à prefeitura da capital, Wagner e Sarto criticaram o governo Elmano. O prefeito de Fortaleza refutou o discurso do então secretário, chamando a gestão petista de “leviana”.

Por outro lado, a base do governador Elmano de Freitas (PT) defendeu Elânio. O deputado estadual Guilherme Sampaio assegurou que “Samuel tem trabalhado diuturnamente com sua equipe para combater o crime”. Em um artigo publicado no jornal OPOVO, na última sexta-feira (24), Elânio afirmou que “segurança é um assunto sério, que deve ser tratado com responsabilidade e não com politicagem com fins eleitoreiros, como muitos pré-candidatos têm feito, entre eles o prefeito da capital”.

Currículo do novo secretário

Na publicação publicação feita nas redes, o governador enumerou o currículo de Roberto Sá. Confira a publicação: