Os interessados podem consultar os materiais no Portal do TSE ou na página do Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2022. Imagem: Tribunal Superior Eleitoral

A Secretaria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) produziu uma série de conteúdos específicos sobre todo o processo eleitoral e a transparência do sistema eletrônico de votação. Muito embora o objetivo principal seja auxiliar jornalistas a divulgar informações confiáveis e de qualidade, os documentos também servem ao eleitor, principalmente àquele que busca elementos para rebater fake news. Os interessados podem consultar os materiais no Portal do TSE ou na página do Centro de Divulgação das Eleições (CDE) 2022.

Guia das Eleições 2022 para jornalistas

O documento em PDF tem o objetivo de oferecer subsídio, estatísticas e esclarecimentos aos jornalistas, para que compreendam melhor o cenário eleitoral brasileiro, bem como para auxiliar os profissionais de imprensa na apuração de informações referentes ao pleito deste ano. Nele, os interessados conferem os principais números que refletem a dimensão das Eleições Gerais de 2022, o calendário eleitoral, as principais normas e as alterações legislativas.

Guia do jornalista

O TSE disponibiliza também um material com os principais termos usados nas eleições que despertam a curiosidade tanto de jornalistas quanto de eleitores. Por exemplo: no tópico “Desinformação”, saiba o que é, o que o TSE já fez a respeito, conheça o Programa de Enfrentamento à Desinformação e as parcerias que o Tribunal fez com as plataformas de redes sociais para informar corretamente o eleitor e ajudar no combate às fake news.

Tópicos como biometria, desincompatibilização, propaganda eleitoral e o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação também são abordados no material, entre outros.

Glossário de TI

E se você não está familiarizado com a linguagem técnica utilizada no processo eleitoral, o Glossário de TI pode te ajudar. Hackerhardwaresoftwareflash cardlogmalwarehashtrustedblockchain, criptografia e zerésima são alguns exemplos das palavras que você pode encontrar em diversas matérias que abordam as eleições, mas que não explicam detalhadamente os significados desses termos.

O material também apresenta conceitos claros, confiáveis e objetivos sobre assinatura digital, barreiras de segurança, Boletim de Urna, código-fonte da urna, observadores eleitorais, registro digital do voto, sala-cofre do TSE, Teste de Integridade da Urna Eletrônica e voto secreto, entre outros.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral