Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza. Foto: Ascom/CMFor.

O anúncio da Prefeitura sobre o aumento do piso salarial dos agentes de saúde e de endemias foi destaque entre os assuntos do pequeno expediente na sessão plenária desta terça-feira (2). O líder do governo na Casa, vereador Gardel Rolim (PDT), que participou da mobilização junto aos representantes dos sindicatos e governo, repercutiu o compromisso para a valorização dos profissionais.

“Só teremos a saúde que almejamos quando tivermos uma atenção primária forte, que acompanhe o cidadão. Isso só faremos com entusiasmo, treinamento de todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Parabéns a essas categorias que começam a ser reconhecidas”, declarou Gardel Rolim (PDT), dizendo ainda que espera a chegada da matéria na Câmara o mais breve possível, para que os profissionais já recebam o valor no início de setembro.

Educação é investimento

A Educação também recebeu evidência durante o Pequeno Expediente. O vereador Professor Enilson (Cidadania) deu o relato sobre a entrega da requalificação da Escola Municipal General Manoel Cordeiro Neto, no bairro Vila União, que aconteceu ontem: “estrutura de primeiro mundo, computadores, ambientes abertos, quadra poliesportiva, aquilo que o cidadão merece”.

“Sempre digo aqui que a educação é o caminho seguro para se ter uma vida de sucesso. Podemos inaugurar várias estruturas públicas, mas nada terá tanto impacto social quanto às escolas. Como presidente da Comissão de Educação dessa Casa, tenho acompanhado de perto os investimentos nessa área na cidade”, pontuou.

A parlamentar Nêga do Henrique Jorge (Cidadania) concordou: “a educação está maravilhosa, no nosso tempo a gente não tinha merenda, não tinha nada. Hoje temos escolas de primeiro mundo, a secretária Dalila Saldanha está fazendo um belo trabalho”. Ao final de seu pronunciamento, a vereadora avisou que em breve sua comunidade, no Henrique Jorge, deve ser contemplada com creche e Areninha.

Chuva no Saporé

Os vereadores do Psol, Adriana Nossa Cara e Gabriel Aguiar, usaram o tempo do pinga-fogo para pedir uma atenção do Poder Público à comunidade do Saporé, no Mucuripe, que tem enfrentado dificuldades com o impacto da forte chuva que aconteceu no sábado, fora de época. Os parlamentares pediram uma solução permanente para a região, localizada em uma ZEIS (Zona Especial de Interesse Social) prioritária.

Prevenção ao suicídio

Por fim, Jorge Pinheiro (PSDB) usou a tribuna para mobilizar estimular os colegas parlamentares a fazerem uma grande ação de conscientização e prevenção ao suicídio em Fortaleza no próximo mês, marcando o Setembro Amarelo. “Os casos de suicídio ultrapassam os números de casos de mortes em razão de acidente automobilístico”, justificou.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza