Gadyel foi prefeito de São Benedito em dois mandatos. Foto: Divulgação.

Até hoje, dia 12 de agosto, três candidatos à Câmara dos Deputados, que pediram registro de candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, já desistiram da disputa. Um deles é o deputado federal Pedro Augusto Geromel Bezerra de Menezes (PDT).

Por decisão do TRE, em janeiro de 2020, teve o seu diploma cassado por prática de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2018, mas continuou no cargo. Em 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a cassação do diploma, cabendo recurso por parte de Pedro Bezerra. Ele ainda ocupa a função de deputado até que todos os recursos sejam esgotados. Seu pai, Arnon Bezerra (PDT), ex-prefeito de Juazeiro do Norte, entrou com pedido de registro de candidatura e tentará ocupar a vaga do filho na Câmara Federal.

O segundo é Gadyel Gonçalves de Aguiar Paula (PDT), ex-prefeito de São Benedito, e esposo da atual deputada estadual Augusta Brito (PT), que será uma das suplentes de Camilo Santana (PT) na disputa pelo Senado. Com o fim da aliança entre PDT/PT no Ceará, ele decidiu renunciar a sua postulação.

Por fim, Rogério Ribeiro Nascimento, conhecido como Cigano Rogério Ribeiro (PSD), também renunciou.