Apesar de ser ex-deputado federal, Adail Carneiro (à direita, de branco) não teve um destaque durante convenção do Republicanos. Foto: Reprodução/Instagram

O Republicanos pede registro de 18 candidaturas a deputado federal junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Entre pastores, bispos, tenentes e doutores um nome chamou a atenção, o nome do ex-deputado Adail Carneiro, que chegou a ser preso, em flagrante, em 2020, na posse de R$ 2 milhões em espécie, na segunda fase da Operação KM Livre, da Polícia Federal.

À época, Carneiro foi suspeito de lavagem de dinheiro, e segundo a acusação do Ministério Público, teria movimentado R$ 600 milhões em duas décadas. Seis meses depois de preso, Adail teve sua prisão revogada por determinação do Tribunal Federal da 5ª Região, por meio do desembargador Francisco Roberto Machado.

Durante a convenção partidária do Republicanos, ocorrida no dia 31 de julho passado, o nome de Adail Carneiro não foi destacado pelas lideranças do evento. Além do ex-deputado federal, também estão entre os candidatos republicanos o presidente estadual da sigla, Ronaldo Martins, e a bispa Wanessa Lima, esposa do deputado Apóstolo Luiz Henrique, candidato a deputado estadual pela sigla.