Até recentemente assessora da gestão Camilo Santana, Gorete Pereira se filiou ao PL e tentará retornar para a Câmara Federal. Foto: Divulgação

O prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves, que preside o Partido Liberal (PL) no Ceará, construiu uma chapa de candidatos a deputado federal e estadual buscando agradar bolsonaristas, familiares de políticos e candidatos à reeleição. A legenda, que tem como principal representante o presidente da República, Jair Bolsonaro, também emplacou o postulante a vice-governador Raimundo Gomes de Matos.

Para a disputa à Assembleia Legislativa, a sigla apresentou 45 nomes, dentre os quais o da deputada Dra. Silvana, que tenta reeleição, sendo a única nesta condição. O suplente de vereador Pedro Matos, filho de Raimundo Gomes de Matos, também tentará uma vaga na Casa, assim como Marta Gonçalves, esposa de Acilon Gonçalves.

Alcides Fernandes, pai do deputado André Fernandes, é outro parente que está na disputa para o Legislativo Estadual. O vereador de Fortaleza Carmelo Neto é outro que está de olho em uma das 46 vagas na Casa.

O foco principal da legenda, porém, é o fortalecimento dos quadros na Câmara Federal. Por isso, apresentou apenas 20 nomes, mas muitos com potencial eleitoral na campanha, como o bolsonarista André Fernandes, que foi o deputado estadual mais bem votado de 2018.

Mayra Pinheiro, que ficou conhecida nacionalmente como “Capitã Cloroquina”, também estará na disputa por uma vaga na Câmara Federal, Ela foi candidata à senadora em 2018. Outro nome bolsonarista conhecido em seu círculo de atuação é Coronel Aginaldo, esposo da deputada federal Carla Zambelli.

Bancada Cearense

O deputado estadual Delegado Cavalcante também quer uma vaga na Câmara Federal, assim como Dr. Jaziel e Júnior Mano, que tentarão reeleição. A vereadora bolsonarista Priscila Costa é outra em busca de uma das 22 vagas para a Bancada Cearense, cargo que já tentou em 2018.

Ex-assessora especial do Governo Camilo Santana, a ex-deputada federal Gorete Pereira se filiou recentemente à legenda de Bolsonaro e quer retornar à Casa. O ex-deputado estadual Tadeu Oliveira também entrou para a disputa, assim como Matheus Noronha, filho do deputado federal Genecias Noronha, que se filiou ao PL, mas não registrou pedido de candidatura. Ele tem pendências na Justiça Eleitoral.