Salmito Filho tem demonstrado insatisfação com a decisão do PDT. Ele é outros deputados da sigla preferiam Izolda. Foto: ALCE

Ao que tudo indica, a escolha do nome de Roberto Cláudio pelo PDT, para ser candidato a governador do Ceará, em detrimento da candidatura de Izolda Cela à reeleição, ainda vai gerar muitos embates entre aliados da governadora. Na manhã desta quinta-feira (04), no retorno dos pronunciamentos no Plenário 13 de Maio, dois deputados do PDT divergiram sobre a escolha do candidato do partido.

Deputado do PDT, Salmito Filho demonstrou insatisfação com a decisão de seu partido, afirmando que a legenda foi quem perdeu durante todo o processo. Ele disse, inclusive, que a escolha entrou para a história como um ponto negativo para os pedetistas. De acordo com o parlamentar, a direção do grêmio vetou um direito da governadora.

Salmito ressaltou que a governadora, ex-secretária de Educação do Ceará, é professora e responsável pelo avanço da educação pública de qualidade no Estado. “Nossa governadora cumpriu com excelência o papel que lhe foi dado. Como secretária e como governadora sempre priorizou a educação”. Segundo disse, com a renúncia de Camilo Santana, a vice-governadora assumiu o Executivo com direito a reeleição.

Lamentavelmente o PDT barrou esse direito da governadora. Ela não pediu para ser vice. Ela foi convidada e tinha todo direito a ser a candidata. O PDT, meu partido, é reconhecido por ter a marca da educação, mas não acompanhou o projeto. Respeito a decisão, mas não podia deixar de destacar a minha opinião e minha posição”, disse.

O deputado adiantou também que Izolda Cela anunciou, no final do mês passado, a sua desfiliação do PDT. “O partido é que sai perdendo. Só temos a agradecer a essa mulher focada a servir a população cearense, sempre fazendo o bom combate com espírito público, sempre com simplicidade, diálogo e delicadeza e, representando tão bem as mulheres vítimas do machismo”, apontou.

Oriel Nunes (PDT), aparteando Salmito, chegou a dizer que o partido dialogou com a população e buscou o melhor nome para lançar ao Governo do Estado. Segundo ele, Izolda aceitou participar da disputa interna com outros três pré-candidatos  (Evandro Leitão, Mauro Filho e Roberto Cláudio). Ela poderia ter recusado participar da disputa interna alegando ter o direito de disputar sua própria reeleição, mas foi até o fim na disputa, quando perdeu a indicação na eleição feita no diretório estadual, depois da desistência de Mauro Filho, em nome da unidade do partido, e de Evandro Leitão em apoio a ela governadora.

Oriel concluiu o aparte dizendo respeitar o posicionamento de Salmito, que agradeceu e também disse respeitar o posicionamento do colega. Fora da esfera do partido, os deputados ligados a candidatos adversários de Roberto Cláudio, Carlos Felipe (PCdoB) e Silvio Nascimento (Patri) corroboraram com o discurso de Salmito.