Adail Júnior e Enfermeira Ana Paula, do PDT, têm atuado como opositores à Izolda. Guilherme Sampaio, do PT, partiu em defesa da governadora. Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa não iniciou suas atividades parlamentares nesta quarta-feira (03), mas a Câmara Municipal de Fortaleza está em atuação desde a última terça-feira (02). Nos últimos dias foi possível perceber um novo movimento na Casa Legislativa da Capital cearense. Vereadores do PDT passaram a atuar como opositores à governadora Izolda Cela, enquanto petistas fazem a defesa da gestão da chefe do Poder Executivo, recém desfiliada da sigla pedetista.

Na manhã desta quarta-feira, os ataques iniciaram com o pronunciamento do vereador Adail Júnior (PDT), vice-presidente da Câmara Municipal. O parlamentar levantou suspeição sobre possíveis perseguições que estariam ocorrendo na gestão de Izolda Cela contra funcionários ligados ao PDT. O parlamentar chegou a dizer que preferia não acreditar nas denúncias que chegaram até ele, mas afirmou que as informações chegam diretamente do Governo do Estado.

“Me apareceu, ontem, que tem gente alojada no Governo do Estado adotando expediente de coação e chantagem. Espero que seja fake news. Espero eu que não seja verdade, porque é mais do que sério. Esse comentário está acontecendo em todos os setores políticos do Ceará”, disse o pedetista.

Segundo ele, o Ceará está retrocedendo para a época do coronelismo, “Onde tínhamos um curral eleitoral carimbado”. Ele afirmou, prém, que a governadora poderia não estar sabendo de todo o ocorrido  no Governo. “Suspeita é que estão chantageando prefeitos e lideranças políticas que reeditam o coronelismo mais tosco e boçal que já tínhamos como coisa do passado. Nós não podemos aceitar. Eu não tenho caneta, mas tenho o microfone, e falo o que eu quiser. Se for verdade, eu venho à tribuna. Eu jamais esperava que Izolda e Camilo tivessem no Ceará como maiores inimigos os ciristas. A perseguição é com os prefeitos e lideranças que apoiam Roberto Cláudio”.

Em seguida, foi a vez da vereadora Enfermeira Ana Paula, também do PDT, fazer críticas à Izolda Cela, em referência ao projeto do Governo do Estado sobre os vencimentos dos agentes comunitários de saúde e endemias. Segundo ela, a governadora fez pouco caso da luta sindical dos trabalhadores que representam os profissionais.

“A governadora manda mensagem sem garantir o retroativo. O prefeito Sarto cumpriu sua palavra, na contramão da governadora Izolda que não tem preocupação nenhuma com o tempo desses trabalhadores nessa luta e os sindicatos. É um retrocesso, falta de zelo, falta de cuidado do Governo do Estado quando não dialoga com os sindicatos, e fez um grupinho de uma dúzia de deputados estaduais que nada entendem de saúde pública”, atacou.

O petista Guilherme Sampaio foi quem fez a defesa de Izolda Cela. Em suas falas, ele lamentou os ataques praticados por Enfermeira Ana Paula, destacando que a liderança do Governo na Assembleia Legislativa já estava discutindo o pagamento dos retroativos. No entanto, lembrou que a redução do ICMS, proposta pelo deputado federal bolsonarista Danilo Forte (UB), causará danos às políticas públicas do Governo do Estado.

Respeitada

“Eu tenho a lamentar que, no momento em que uma mulher passa a assumir o Governo do Ceará, acaba de sentar na cadeira, chega tachada por outra mulher como alguém que é insensível, que não negocia. Mal assumiu o mandato a governadora Izolda, que é respeitada por uma trajetória que não começou hoje. Cadê os precatórios dos professores que seu prefeito não pagou, Enfermeira Ana Paula?”, questionou.

“Essa mesma mulher que não deixaram ser candidata à reeleição foi atacada aqui como insensível? Ninguém aqui debateu que a emenda constitucional que o governo genocida patrocinou está tirando R$ 1,6 bilhão do orçamento público. Talvez a vereadora não esteja atualizada.Minha solidariedade, governadora Izolda. Parabéns pela sua altivez e integridade” – (Guilherme Sampaio)