Pela manhã, o grupo teve a oportunidade acompanhar a sessão de julgamento direto do plenário do TSE, onde foram recepcionados pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Edson Fachin, e pelos demais ministros que integram o Tribunal. Foto: Reprodução/ TSE

O grupo de 30 influenciadores digitais de todo o país que visitou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, na última quinta-feira (4), pôde conhecer de perto a famosa sala de totalização, local em que são somados os votos do eleitorado.

A visita dos influencers ao Tribunal, iniciativa da Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal, é fruto de uma parceria com o projeto de educação midiática Redes Cordiais firmada no âmbito do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação.

Este foi o primeiro evento presencial realizado com os produtores de conteúdo, que já participaram de outras reuniões em formato virtual para receber informações confiáveis sobre o funcionamento das urnas eletrônicas e dos sistemas eleitorais.

Pela manhã, o grupo teve a oportunidade acompanhar a sessão de julgamento direto do plenário do TSE, onde foram recepcionados pelo presidente da Corte Eleitoral, ministro Edson Fachin, e pelos demais ministros que integram o Tribunal. ”Sejam bem-vindos e bem-vindas à Justiça Eleitoral. Estamos de braços abertos para aqueles que, de boa-fé, querem entender como funcionam as eleições brasileiras. Porque quem conhece o sistema eleitoral brasileiro confia”, afirmou Fachin.

A programação matutina ainda incluiu uma roda de conversa com o ex-ministro do Tribunal Henrique Neves, que fez um breve panorama da atuação da JE, desde a criação, em 1932. ”A democracia é algo que a gente conquista diariamente, com o direito de falar e de ser ouvido”, disse, ao ressaltar a importância de eleições regulares para o fortalecimento da democracia, as atribuições da Justiça Eleitoral e a qualidade das servidoras e dos servidores que a compõem.

Ao longo do dia, os criadores de conteúdo também puderam conferir as exposições A Construção da Voz Feminina na Cidadania e 90 anos da Justiça Eleitoral: 90 anos em ação pela democracia, assistiram às palestras apresentadas por técnicos do TSE e visitaram a sala de totalização, local em que são contabilizados os votos do eleitorado.

Combate às notícias falsas

A secretária de Comunicação e Multimídia do TSE, Giselly Siqueira, apresentou aos influenciadores a página Fato ou Boato, que reúne checagens realizadas por nove agências especializadas em desmontar fake news que circulam na internet. Ela ressaltou a importância da busca por conteúdos verdadeiros e verificados sobre o processo eleitoral.

”[O combate à desinformação eleitoral] é o desafio da Justiça Eleitoral, e é isso que a gente faz. Esperamos contar com vocês e com todos que querem levar informações de qualidade para a população brasileira”, disse.

Urna eliminou passado de fraudes

O assessor-chefe de Gestão Eleitoral do TSE, Thiago Fini, traçou uma linha histórica sobre a transição do voto manual para o eletrônico. Durante a exposição, ele citou uma série de fraudes que ocorriam na época da votação em papel, como a subtração de cédulas e a inserção de votos falsos na urna de lona. Esse passado de fraudes, contudo, ficou para trás a partir da adoção do voto eletrônico pela Justiça Eleitoral, em 1996. ”Uma das premissas [da urna eletrônica] é ter a menor intervenção humana possível nesses procedimentos”, explicou.

Eleitores podem ser fiscais da eleição

O secretário de Tecnologia da Informação da Corte, Julio Valente, respondeu a dúvidas dos visitantes e esclareceu rumores amplamente disseminados na internet sobre a urna eletrônica. Ele também listou os diversos mecanismos de segurança usados no equipamento, bem como ensinou os influenciadores a auditarem a eleição por meio da conferência do Boletim de Urna (BU) – relatório impresso ao final da votação com o resultado dos votos apurados na seção eleitoral –, que pode ser comparado com os dados publicados no Portal do TSE.

Valente ainda explicou aos convidados que a urna está imune às investidas de hackers, por não possuir nenhum tipo de conexão em rede. ”A única coisa que a urna tem é um cabo de energia”, detalhou.

Para o jornalista do The Brazilian Report Cedê Silva, a possibilidade de obter explicações mais aprofundadas sobre o funcionamento e o grau de eficácia dos dispositivos de proteção do equipamento foi um dos pontos altos do evento. ”Mesmo que alguém quisesse fazer alguma coisa, o número de agentes que seriam necessários para cometer uma fraude é tão grande, que, com esse número, você já venceria a eleição. É mais fácil você conquistar apoio para vencer a eleição do que tentar fraudar, violar, fazer alguma coisa”, analisou o comunicador.

Sala secreta

Alvo de inúmeras teorias da conspiração que povoam a internet, a sala de totalização, descrita como escura e secreta por notícias falsas que buscam atacar a credibilidade do processo eleitoral, foi mais um dos locais visitados pelos influenciadores, que ficaram surpresos com o que encontraram.

O jornalista Alexandre Borges brincou sobre o assunto e disse que a expectativa era a de se deparar com um verdadeiro “mundo invertido”, habitado por criaturas míticas dignas de um bom conto de ficção – uma alusão à série norte-americana Stranger Things, da Netflix – ”A ideia [dos boatos disseminados pelas redes sociais] que tentam vender para a gente é a de que você está indo para outro mundo”, disse.

A realidade, porém, difere da fábula que ganhou força na rede mundial de computadores. ”Achei interessante conhecer a tal sala secreta, a sala escura que todo mundo fala e que, na verdade, é clara, é tranquila”, comentou Ana Girassol, influenciadora participante da Embaixada da Paz, na capital federal.

Vale lembrar que o trabalho executado pelos técnicos da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados do TSE (Setot/TSE) consiste apenas em um monitoramento para acompanhar se os sistemas operam da maneira esperada.

”Aqui não tem ninguém somando voto. É um sistema que efetivamente funciona sozinho. O que as pessoas dessa equipe fazem no dia da eleição é cuidar do desempenho desses sistemas, do desempenho dos equipamentos, para que a totalização seja feita da forma mais tranquila possível. Essa sala nunca foi secreta, porque ela é acompanhada e aberta para os partidos políticos”, complementou o secretário de TI do Tribunal, Julio Valente.

O final da visita foi marcado por um unboxing [que significa “tirar da caixa”, em português] da urna eletrônica. Quem conduziu a experiência foi o chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, que abriu o equipamento na frente dos influenciadores e explicou detalhadamente a função das peças nele utilizados.

Após a abertura da urna e o desmonte dos mitos que envolvem o sistema eleitoral, as mensagens que ficaram dizem respeito à importância do poder de escolha de representantes e de se exercer a cidadania por meio do voto. Um processo de conscientização que, para a atriz e apresentadora Maju Sanchez, não tem idade para começar.

”[A partir da visita ao TSE] me deu um start pensar que sim, é possível falar sobre política, é possível introduzir o assunto de uma maneira lúdica, de uma maneira simples”, afirmou a influenciadora, cujo público é majoritariamente formado por crianças e adolescentes.

Confira os conteúdos produzidos pelas influenciadoras e influenciadores que visitaram o TSE:

Agda Carvalho (@negraeestilosa); Ailton Junior (@seriededicas); Alexandre Borges (@alex_borges); Amanda Costa (@souamandacosta); Ana Girassol (@anagirassol_); Babi Cady (@babicady); Babi Marca (@babiemversos); Cazé (@cazepecini); Cedê Silva (@TheBrazilianReport); Cristian Wari’u (@cristianwariu); Edgard Abbehusen (@edgardabbehusen); Eduardo Prado (@ed.prado); Januária Alves (@janu_alves); Jackson Augusto (@afrocrente); João Pedro (@jpmota); Jonas Di Andrade (@vozdascomunidades); Maju Sanchez (@majucca); Maria Carolina (@jornaljoca); Marlos Apyus (@apyus); Mellanie Fontes-Dutra (@mellziland); Nathalia Luna (@nathalia.luna); Nathaly Dias (@blogueiradebaixarenda); Pastor Pedrão (@pastorpedrao); Preta Kiran (@pretakiran); Rennan Leta (@rennanleta); Ricardo Rigel (@treta.show); Stefan Costa (@transboylife_); Sulivã Bispo (@sulivabispo); Thais Rodrigues (@almapretajornalismo); William Reis (@williamreis85).

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral