Decisão tomada em convenção do PSDB e Cidadania pegou o meio político local de surpresa. Foto: Divulgação

Em convenção realizada na tarde desta quinta-feira (04), o PSDB surpreendeu o meio político local, com a decisão de se manter neutro na disputa eleitoral deste ano, e desta forma, saindo da coligação encabeçada pelo pedetista Roberto Cláudio. De acordo com o presidente da sigla tucana, Chiquinho Feitosa, a definição pela neutralidade foi acatada pela Federação, que conta também com o Cidadania.

Imediatamente após a deliberação do pessoal do Ceará, o presidente nacional da federal, deputado federal Bruno Araújo, que é também presidente do PSDB, publicou nota desautorizando a decisão dos dirigentes cearenses e determinando “que a Federação PSDB Cidadania no estado do Ceará adote todas as providências necessárias para celebrar a coligação com o Partido Democrático Trabalhista – PDT para a disputa majoritária, tendo como candidato a governador o ex-prefeito Roberto Cláudio”.

Em outra resolução, a direção nacional da Federação destituiu o comando cearense, nomeando o senador Tasso Jereissati como o novo presidente no Ceará, tendo como vice-presidente Alexandre Pereira, presidente estadual do Cidadania.

No encontro da decisão sobre a neutralidade, houve críticas por parte de membros de setoriais do PSDB, como da “Juventude do PSDB”, que lamentaram os novos rumos do partido. Em nota, Chiquinho Feitosa afirmou que o colegiado que representa a Federação entre PSDB e Cidadania, decidiu que os partidos não irão fazer coligação para majoritária, nem para Governo e nem para o Senado.

A decisão vai de encontro ao que teria definido o senador Tasso Jereissati, a principal liderança da agremiação no Estado, que confirmou apoio da sigla à candidatura de Roberto Cláudio. Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza, preside o Cidadania e sempre esteve alinhado com o ex-prefeito.

Chiquinho Feitosa, que também preside a Federação, afirmou que a decisão foi tomada de forma democrática. Dos 11 membros que fazem parte do colegiado, sete votaram pela neutralidade. “As candidaturas homologadas para disputas proporcionais, em se mantendo essas definições, deverão eleger 2 federais e 3 estaduais. Desta forma, de maneira democrática, a Federação PSDB – Cidadania reafirma seu compromisso de continuar sua luta pela melhoria de vida dos cearenses”, disse em nota.