Dez vereadores estão licenciados até o momento na Câmara de Fortaleza. Foto: CMFor

O vereador de Fortaleza Carmelo Neto, do PL, solicitou licença do cargo, na sessão ordinária desta quinta-feira (11), na Câmara Municipal, para se dedicar ao pleito deste ano. O parlamentar é o décimo membro da Casa a se distanciar dos trabalhos do Legislativo da Capital cearense para se dedicar a campanha eleitoral.

Em seu lugar deve assumir o suplente Wagner Lobo, que na disputa de 2020 tirou 1.928 votos pelo Republicanos, partido pelo qual Carmelo foi eleito. De acordo com o titular da vaga, a partir da próxima semana, quando se inicia o período eleitoral, ele estará de licença não remunerada para se dedicar à campanha. “Seria muito difícil conciliar a campanha, com agendas em todo o Estado, com o mandato de vereador”, disse.

Na semana passada, Ronaldo Martins (Republicanos), também entrou de licença, pois assumiu vaga de Moses Rodrigues (UB), na Câmara Federal, como parte do acordo para seu partido apoiar Capitão Wagner (UB) ao Governo do Estado. No lugar de Martins, assumiu, nesta semana, o professor de dança Veríssimo Freitas.

Outros oito vereadores estão licenciados, alguns por estarem atuando no Executivo Municipal e outros se dedicando ao pleito eleitoral deste ano. No lugar de Wellington Saboia (PMB), assumiu Didi Maravilha (PMB). Nas vagas de Michel Lins e Kátia Rodrigues, assumiram, respectivamente, Pedro França e Nega do Henrique Jorge, todos do Cidadania. Adams Gomes (UB) está na vaga de Cláudia Gomes (PSDB), enquanto que Daniel Borges (Avante) assumiu no lugar de Julierme Sena (PROS).

Candidato ao pleito deste ano, Eudes Bringel (PSB) solicitou licença em junho, em seu lugar assumiu Josivan Clube, do PMN. Os pedetistas Carlos Mesquita e Didi Mangueira estão na Casa nas vagas de Elpídio Nogueira e Raimundo Filho, ambos do PDT, que se encontram licenciados em cargos na Prefeitura de Fortaleza.

Veja quem são os suplentes atuando na Câmara e os respectivos titulares das vagas:

Adams Gomes (UB) – Cláudia Gomes (PSDB)
Carlos Mesquita (PDT) – Elpídio Nogueira (PDT)
Daniel Borges (Avante) – Julierme Sena (UB)
Didi Mangueira (PDT) – Raimundo Filho (PDT)
Josivan Clube (PMN) – Eudes Bringel (PSB)
Nêga do Henrique Jorge (Cidadania) – Kátia Rodrigues (Cidadania)
Pedro França (Cidadania) – Michel Lins (Cidadania)
Veríssimo Freitas (Republicanos) – Ronaldo Martins (Republicanos)
Professor Wagner Lobo (Republicanos) – Carmelo Neto (PL)
Didi Maravilha (PMB) – Welington Saboia (PMB)