A campanha do petista ainda aguarda decisão do TSE sobre o PSDB do Ceará, mas por enquanto, tem comemorado as decisões. Foto: Divulgação

As recentes decisões da Justiça Eleitoral quanto a impasses no início da campanha deste ano têm beneficiado o candidato do Partido dos Trabalhadores, o deputado Elmano de Freitas. Nos últimos dias, ao menos três julgamentos, no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram favoráveis à postulação do petista.

Uma delas, já contestada, diz respeito à decisão do ministro Benedito Gonçalves, que em liminar, manteve a convenção da sigla tucana que se posicionou pela neutralidade na campanha deste ano no Ceará no que diz respeito à candidatura majoritária. O magistrado também retomou o comando da legenda para Chiquinho Feitosa.

Depois da convenção, realizada no dia 4 de agosto, a direção nacional do partido decidiu intervir na estadual e indicou o senador Tasso Jereissati para comandar a agremiação. O líder tucano, por sua vez, aprovou, em novo encontro, apoio à candidatura de Roberto Cláudio, indicando Amarílio Macêdo como candidato ao Senado. Como é uma decisão monocrática, o grêmio recorreu ao pleno.

Outra decisão, essa do plenário do TSE, manteve a convenção partidária do Progressistas, que definiu apoio à candidatura de Elmano de Freitas. O encontro havia sido anulado pelo comando nacional do partido, o que foi revertido na Justiça Eleitoral. De acordo com decisão da maioria do pleno, foi referendado a medida liminar que havia sido concedida, suspendendo os efeitos da decisão do processo de anulação da convenção.

O TSE também devolveu para Eurípedes Júnior o comando do Partido Republicano da Ordem Social, o PROS, defensor da candidatura de Lula à Presidência da República. Com isso, Pablo Marçal, então candidato a presidente, pode ter sua candidatura cassada pela nova direção partidária. No Ceará, a tendência é que a direção da legenda, alinhada com o comando nacional, apoie a candidatura de Elmano.