Roberto Cláudio, Elmano e Capitão Wagner dividem os apoios de prefeitos nas maiores cidades do Estado. Foto: Divulgação

Nos últimos dias, prefeitos de vários municípios do Ceará anunciaram desfiliação de suas respectivas legendas políticas para se dedicarem à eleição de um dos candidatos colocados para a disputa ao Governo do Estado. Até a data-limite para as convenções partidárias, no dia 5 de agosto, outros gestores podem se posicionar favorável a uma ou outra postulação colocada.

Diante das discussões que estão sendo feitas, o Blog do Edison Silva fez um levantamento para saber como estão se posicionando os prefeitos dos dez maiores colégios eleitorais do Ceará. Na Capital Fortaleza, José Sarto, do PDT, foi o primeiro gestor municipal no Estado a declarar apoio à candidatura de Roberto Cláudio, isso quando o pedetista ainda era pré-candidato, em abril passado.

Já em Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do Ceará, Vitor Valim posicionou-se favorável à candidatura de Elmano de Freitas, do Partido dos Trabalhadores. Os prefeitos de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, e do Maracanaú, Roberto Pessoa, vão apoiar Capitão Wagner, do União Brasil.

Em Sobral, o prefeito Ivo Gomes, do PDT, ainda não se posicionou favorável a Roberto Cláudio, mas esta deve ser a tendência do gestor municipal. Durante a disputa interna do PT, o pedetista chegou a sinalizar interesse no nome de Izolda Cela. Ele segue em silêncio sobre o processo eleitoral no Estado.

Os prefeitos de Itapipoca, Felipe Pinheiro, do Crato, José Ailton Brasil, e do Maranguape, Átila Câmara, estiveram na convenção que oficializou o nome de Elmano de Freitas ao Governo do Estado. Ednaldo Lavor, do Iguatu, estará na campanha de Roberto Cláudio, assim como Cirilo Pimenta, de Quixeramobim, que deve coordenar a campanha do pedetista na região.

Principais colégios eleitorais do Ceará e apoios para a disputa de 2022:

Fortaleza – prefeito José Sarto (PDT) – Roberto Cláudio
Caucaia – prefeito Vitor Valim (sem partido) – Elmano Freitas
Juazeiro do Norte – prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) – Capitão Wagner
Maracanaú – prefeito Roberto Pessoa (União Brasil) – Capitão Wagner
Sobral – prefeito Ivo Gomes (PDT) – Roberto Cláudio (?)
Itapipoca – prefeito Felipe Pinheiro (PT) – Elmano Freitas
Crato – prefeito José Ailton Brasil (PT) –  Elmano Freitas
Maranguape – prefeito Átila Câmara (Solidariedade) – Elmano Freitas
Iguatu –  prefeito Ednaldo Lavor (PSD) – Roberto Cláudio
Quixeramobim – Cirilo Pimenta (PDT) – Roberto Cláudio