Adelita Monteiro em encontro com Camilo, Lula e Elmano de Freitas. Foto: Divulgação

A pré-candidata pelo PSOL, Adelita Monteiro, desistiu de tentar a disputa ao Governo do Estado e decidiu apoiar a candidatura de Elmano de Freitas, do Partido dos Trabalhadores (PT). Como a sigla socialista está em federação com a Rede Sustentabilidade, o petista passará a ter o apoio de mais duas siglas em seu arco de aliança. Apesar do apoio estrutural e de pessoal, isso pouco surtirá efeito na propaganda eleitoral do postulante.

Adelita Monteiro informou no fim da noite de quarta-feira que estava deixando a disputa para apoiar as candidaturas de  Elmano, Camilo Santana e Lula. Ela deve se candidatar a deputada federal pelo PSOL. O presidente do partido, Alexandre Uchoa, informou ao Blog do Edison Silva que a decisão da postulante foi tomada em comum acordo com o partido.

“A direção decidiu que irá se juntar ao movimento de unidade da esquerda no Ceará. Junto com Elmano, Camilo e Lula iremos iniciar o debate programático para transformar para melhor a vida do nosso povo. Tá na hora de por fim a ameaça bolsonarista no Ceará”, defendeu Uchoa.

Em comunicado, Adelita afirmou que sua adesão à candidatura de Elmano foi um pedido feito pelo próprio Lula. “Estive com Lula e sua equipe por duas oportunidades. A primeira no sábado, 30 de julho, após a convenção do Partido dos Trabalhadores (PT), e a segunda oportunidade na terça, 2, em Campina Grande, na Paraíba. Em ambas as oportunidades, Lula reforçou a necessidade de unificar o palanque no Ceará e construir uma grande frente para as eleições”, disse.

O ingresso de Adelita e PSOL na campanha de Elmano foi comemorado pelo petista e pelo ex-governador Camilo Santana em suas redes sociais. Principal liderança da sigla socialista no Ceará, o deputado Renato Roseno também celebrou a mudança de rota do partido. “Nós, do PSOL, decidimos nos somar ao esforço de unidade para derrotar o bolsonarismo também no Ceará.Assim, retiramos nossa candidatura própria ao Governo e vamos apoiar Elmano para governador. Daqui a 60 dias, vamos vencer o fascismo no Brasil e no Ceará”