O debate será realizado às 15 horas, no Espaço do Servidor, e poderá ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo e-Democracia. Foto: Reprodução/Secom

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira (12) painel sobre “a prevenção de violências para as mulheres na política”. Durante o encontro, será lançado o guia “Mulheres na Política: Combatendo a Violência nas Plataformas da Meta”, desenvolvido com o apoio da organização Women’s Democracy Network (WDN) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O debate será realizado às 15 horas, no Espaço do Servidor, e poderá ser acompanhado de forma virtual e interativa pelo e-Democracia. O guia traz recomendações a partir de um conjunto de políticas comunitárias do Facebook, Instagram e WhatsApp, para que as mulheres possam se conectar e se expressar com mais segurança.

O documento também explica processos de identificação de comportamentos violadores, com o uso de tecnologias como inteligência artificial e criptografia, além da atuação de equipes de segurança e integridade que trabalham para remover e reduzir conteúdos nocivos das plataformas.

Violência de gênero

A coordenadora da bancada feminina da Câmara, deputada Celina Leão (PP/DF), lembrou que a Secretaria da Mulher está desenvolvendo campanha em parceria com diversas instituições para combater a violência política de gênero e que este guia da Meta se soma a esses esforços.

“Acabamos de lançar a terceira edição de campanha nacional de combate à violência política contra a mulher. Nesse sentido, apoiamos a divulgação de iniciativas que combatam todas as formas de violência contra mulher, ainda mais com o crescimento de práticas de violência nas redes sociais”, disse.

Celina Leão disse que, em período eleitoral, a medida é ainda mais importante. “Temos, este ano, a vigência da primeira legislação específica de violência política, a Lei 14.192/21, que estabeleceu normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher durante as eleições e no exercício de direitos políticos e de funções públicas”.

Fonte: Agência Câmara