Ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro. Foto: Reprodução

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro afirmou que não houve erros nem excessos na condução da chamada operação “lava jato”. Segundo ele, “foi punido somente quem pagou suborno ou recebeu suborno” durante as investigações e julgamentos.

Na avaliação de Moro, os responsáveis pelos revezes que a operação sofreu foram “aqueles que resistiram ao enfrentamento da corrupção”. “Não é derrota da ‘lava jato'”, afirmou ele ao jornal. “Quem é culpado por ter colocado em liberdade gente condenada?”, questionou. E ele mesmo respondeu: “São as pessoas que colocaram elas em liberdade, e não quem proferiu a condenação. Os reveses devem estar atribuídos àqueles que impuseram esses reveses, e não a quem fez o trabalho”.

Quando questionado se houve erros ou excessos na condução da operação, Moro respondeu que não. “A ‘lava jato’ aplicou a lei, e foi punido somente quem pagou suborno ou recebeu suborno”, sustentou o ex-juiz. “Infelizmente o Brasil é um país acostumado com a impunidade da grande corrupção, e houve um movimento forte para a volta dessa impunidade.”

Por fim, o repórter perguntou se Moro “acredita” que há corrupção no governo Bolsonaro, do qual Moro se desligou acusando o presidente de tentar interferir na Polícia Federal (há um inquérito investigando a acusação). Moro afirmou que “não tem como você eliminar de todo a corrupção”.

“O principal é a questão da impunidade. Então a gente não pode ser ingênuo e achar que a corrupção acabou no governo federal ou nos governos estaduais ou nos governos municipais, de todas as entidades públicas em geral. O preço da integridade acaba sendo a eterna vigilância, evidentemente, dentro da lei”, complementou.

E finalizou: “A grande questão é que a gente precisa retomar o combate à corrupção com força, como foi durante a época da ‘lava jato’. Hoje a gente vê poucas pessoas sendo investigadas, principalmente punidas, por prática de crime de corrupção.”

Fonte: site Conjur