Danniel Oliveira é uma das lideranças regionais do MDB no Ceará. O Deputado afirmou que partido deve definir rumos eleitorais até o dia 15 de junho. Foto: Blog do Edison Silva

O MDB ainda é uma das principais forças partidárias no Brasil, mas no Ceará, nos últimos anos, tem perdido influência com o advento de novas lideranças políticas no Estado. Apesar disso, a agremiação tem um peso no processo eleitoral deste ano, figurando como um aliado a ser considerado no momento da partilha de tempo de televisão e eventual recursos para uma campanha política.

A legenda estipula o dia 15 de julho próximo como o prazo máximo para definições partidárias no Estado, visando o pleito eleitoral de outubro, e tem algumas condições para eventual apoio à candidatura ao Governo do Estado. De acordo com o deputado Danniel Oliveira, liderança regional emedebista no Ceará, o partido tem simpatia pelo nome da governadora Izolda Cela à reeleição e este seria um dos condicionantes para se manter na base aliada.

Segundo ele, a legenda não rejeita os nomes de Evandro Leitão e Mauro Filho, mas por questões político-pessoais não vê qualquer possibilidade de apoio ao ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, caso este seja o escolhido do PDT para a disputa ao Palácio da Abolição. “É menos palatável, mais difícil de discutir com o Roberto Cláudio. Obviamente, na política precisamos ouvir a todos. Mas é muito difícil pelo histórico dele com o partido e algumas situações que todo mundo sabe que ele causou nas eleições de 2018”, disse Oliveira.

O MDB trabalha alinhado com o ex-governador Camilo Santana, e em consonância com as decisões do ex-presidente Lula e a cúpula do PT nacional sobre o Ceará. Por isso, conforme informou Danniel, caso a sigla petista rompa com o PDT no Estado, existe a possibilidade de formação de uma chapa com os emedebistas para a disputa eleitoral.

“Até o dia 15 queremos uma decisão partidária. Não estamos colocando prazo para ninguém, mas o partido precisa ter uma definição. Dia 15 é o limite máximo para que a gente possa definir como vamos concorrer nas eleições de 2022”, disse o deputado. Coincidentemente, a primeira quinzena foi o prazo dado por Ciro Gomes para que o PDT defina seu nome.

Ceará

Apesar de não querer diálogo com Roberto Cláudio, Danniel Oliveira garante que o MDB não fechará portas ou janelas e que por isso está, também, conversando com Capitão Wagner (UB), líder da oposição, que tem cortejado alguns partidos da base governista. “O partido vai ouví-lo, saber o que ele pensa para o Ceará. Temos que entender que os cearenses estão acima de qualquer disputa pessoal”, frisou Oliveira.

Ainda que o MDB tenha simpatia  pelo nome de Izolda Cela, o emedebista destaca que é preciso sentar e conversar antes de tomar qualquer decisão de apoio. “Na política, não pode dizer se for ‘a’ está resolvido. Tem que sentar para discutir aquilo que se pensa para os próximos quatro anos. Somos procurados e na política a coisa mais importante que existe é o diálogo”, afirmou.