O PT ainda não se decidiu sobre qual nome da sigla irá concorrer ao Governo do Ceará. Mas o ex-governador Camilo tem tido reuniões com partidos aliados para fortalecer a futura candidatura. Foto: Divulgação.

Com o rompimento da aliança do PDT com o PT/CE, a disputa pelo governo do Estado passará a atrair maior atenção do cenário nacional, pois além do candidato do PDT a governador ser o nome do presidenciável Ciro Gomes, o deputado Capitão Wagner (União) vai aparecer apoiado por Jair Bolsonaro. 

E o do PT é de Lula. Antes, com a aliança PDT/PT, o nome a governador seria de Ciro. Lula, nesta hipótese, não teria um palanque próprio, mas com o rompimento, passará a ter. E também o resultado final da disputa no Ceará não seria creditada a apenas esses dois nomes, mas de ambos.

Com os dois partidos – PDT e PT – separados, a situação é diferente: cada um dos presidenciáveis citados serão padrinhos e, portanto, terão participação pela votação de cada um dos seus patrocinados.

Quanto ao tema, registramos no Blog declarações do deputado federal José Guimarães anunciando que, neste sábado, o PT/CE e outras siglas irão definir o nome petista para a disputa do Governo do Ceará. Até agora, não tem um nome definido, por isso são apontados alguns nomes.

Hoje, o PT conta mesmo com dois aliados para esta empreitada: o PCdoB e o PV. Os três fazem parte de uma Federação Partidária. O PSDB e Progressista, relacionados como prováveis aliados, não estão confirmados como possíveis aliados.