Elmano foi o escolhido do PT. Foto: Divulgação/ALECE.

O PT cearense fixou-se no nome do deputado estadual Elmano de Freitas da Costa (Elmano Freitas), 52 anos, para encabeçar a sua chapa majoritária, sendo candidato a governador do Estado, com Camilo Santana disputando a vaga de senador. Os entendimentos, segundo um dos dirigentes de partidos alinhados com o PT, nas eleições deste ano, garantem ao MDB indicar uma mulher para ser a companheira de chapa de Elmano, de preferência a senhora Mônica Paes de Andrade Oliveira, casada com o ex-senador Eunício Oliveira, também pela necessidade de a chapa majoritária ter uma mulher na sua composição, já que a razão do rompimento da aliança com o PDT foi o fato de o partido exigir a indicação de Izolda Cela como candidata à reeleição, por ter direito a disputar e ser mulher.

Elmano, de todos os nomes petistas apontados para uma disputa majoritária, é o menos rejeitado, mas não é o de maior apelo popular. Os quadros do PT cearense são realmente muito escassos. Ele disputou apenas quatro eleições, sendo a primeira para a Prefeitura de Fortaleza, em 2012, quando foi derrotado no segundo turno para o ex-prefeito Roberto Cláudio. Está no segundo mandato como deputado estadual, após alcançar votações não tão expressivas. Como deputado ele disputou a Prefeitura de Caucaia, em 2020, apontado por Ciro Gomes, e foi derrotado.

Para o primeiro mandato de deputado estadual, conquistado em 2014, após ter conseguido 576.435 votos no segundo turno da disputa pela Prefeitura da Capital cearense, menos de dois anos depois de tão considerável votação, ele só teve 28.888 votos dos fortalezenses para chegar à Assembleia, embora, no geral, ele tenha somado 44.292 sufrágios. Para o segundo mandato parlamentar ele recebeu um total de 68.594 votos, dos quais 28.805 foram em Fortaleza. Mas a situação, principalmente para o ex-governador Camilo Santana, impõe a necessidade de o partido apresentar um candidato, então foi ele o escolhido.

Os petistas, realmente, estão apostando é no que o Lula pode fazer pela candidatura de Elmano. Eles sabem que o Camilo não transfere votos. De qualquer modo, a entrada de Elmano na disputa, seja qual for o tamanho da influência dos seus patrocinadores, garantirá o segundo turno da disputa deste ano, até então ameaçada de terminar no primeiro turno, tivéssemos apenas Wagner e Roberto Cláudio como candidatos competitivos. Teremos um pleito animado, com o Capitão Wagner sendo o adversário comum, embora possa exigir mais de Elmano, o candidato apoiado por Camilo, o responsável pelos últimos sete anos da gestão estadual. Roberto também cobrará de Elmano, corroborando com o discurso de Ciro Gomes contra Lula.

Ciro, na convenção do PDT cearense no domingo (24), repetiu, num determinado momento, uma parte do discurso do Capitão Wagner ao afirmar que o Ceará está parcialmente dominado por facções criminosas. E Roberto Cláudio reforçou. A governadora Izolda Cela é do PDT, mas o candidato do PDT não é o dela. Nem tampouco, por questões éticas, ela assumirá a candidatura do Elmano, por maior que seja a sua vontade de ajudar Camilo. Wagner, a rigor, pouco vai poder cobrar da atual governadora, pois ela simplesmente está concluindo o mandato de Camilo, o responsável, sim, pelo comando da administração estadual nos últimos anos, mas buscará atingir o PDT dizendo, como já diz, que quem sempre mandou foi o Cid Gomes, o patrono da chegada de Camilo ao Governo do Estado.

Veja o comentário do jornalista Edison Silva: