Elmano Freitas, candidato do PT ao Governo do Estado do Ceará. Foto: ALECE

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Ceará faz sua convenção festiva para homologação do nome do deputado Elmano Freitas como candidato a governador e do ex-governador Camilo Santana candidato ao Senado, neste sábado (30). O ex-presidente Lula é esperado na convenção que vai acontecer no Centro de Eventos em Fortaleza. Também está anunciado para o mesmo espaço a convenção do MDB que deverá indicar o nome do candidato a vice-governador de Elmano.

O nome do MDB para a vice de Elmano até o início da noite desta sexta-feira (29) não estava definido, embora a propensão do partido fosse a de indicar o deputado estadual Daniel Oliveira, recusado por alguns petistas que preferem ter uma mulher, indicada pelo MDB para o cargo de vice. Se não sair o nome do vice até a realização da convenção, o partido ainda poderá fazer a indicação até o próximo dia 5 de agosto, data limite para a realização das convenções de homologação das candidaturas.

O PT, antes do evento deste sábado realizou,  na tarde da quarta-feira (27), seu Encontro Estadual de Tática Eleitoral e Escolha de Candidaturas, onde definiu apoio às pré-candidaturas de Elmano Freitas ao Governo do Estado e Camilo Santana ao Senado. A agremiação voltou a apontar o PDT como culpado pelo fim da aliança no Estado ao não indicar a governadora Izolda Cela à reeleição, como defendiam os petistas.

A coligação encabeçada pelo PT é formada, ainda, por PCdoB, PV, MDB e PP. De acordo com a sigla petista, outras legendas podem fazer parte da aliança, visto que a formação dos grupos partidários se dará até o dia 5 de agosto, conforme estabelecido pela legislação eleitoral.