Candidatura de Elmano de Freitas focará na popularidade de Camilo Santana e Lula. Foto: Divulgação

Agora como candidato a governador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Elmano de Freitas afirmou, em convenção, neste sábado (30), que tem como meta de uma eventual gestão o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e tornar o ensino do Estado 100% no formato integral. O postulante reconheceu o projeto em curso no Estado, iniciado pela gestão Cid Gomes, em 2007, e destacou a necessidade de avançar.

“Nós vamos fortalecer o SUS, vamos fortalecer o Sistema Único de Saúde. O que seria do nosso povo sem a saúde pública? Por isso que nosso governador Camilo fez concurso para a saúde e nós vamos encaminhar e chamar as pessoas do concurso de saúde”, disse ele. Ao falar sobre a área da Educação, Elmano de Freitas afirmou que o Estado possui a política pública mais exitosa do País e pediu uma salva de palmas para a governadora Izolda Cela e aos professores cearenses.

“O Ceará era um dos estados mais atrasados em aprendizagem. Hoje, de cada 100 escolas do Brasil, mais de 70 estão no Ceará. Aqui, estendemos o ensino superior para os jovens e temos o melhor plano de cargos e carreira do País. 60% das escolas do Ceará são em tempo integral. Está firmado o compromisso, no nosso Governo 100% das escolas vão ser em tempo integral”, disse.

Ele disse, ainda, que dará prosseguimento ao programa “Ser Jovem”, implementado há pouco tempo por Izolda Cela. Segundo disse, o projeto visa garantir a capacitação de 100 mil jovens em tecnologia da informação. Segundo ele, o investimento na juventude será a principal resposta de uma eventual gestão para enfrentar o problema da Segurança.

“Vamos continuar prestigiando as forças de segurança, mas acima de tudo, o Estado do Ceará vai abraçar sua juventude, para sua juventude ter vez e oportunidade. O Ceará é o Estado mais equilibrado do ponto de vista fiscal. Dinheiro é fundamental, mas temos orgulho de ter responsabilidade com o dinheiro do povo”.

Elmano disse estar pronto para governar o Estado e preparado para fazer as mudanças necessárias e manter o que for necessário no projeto de Governo iniciado por Cid Gomes, em 2007. “Eu reconheço a obra iniciada pelo senador Cid Ferreira Gomes,que ajudou nesse processo. Mas temos que fazer esse projeto avançar, e muito. Se o Camilo avançou tanto com Bolsonaro na Presidência, vamos avançar muito mais com Lula presidente do Brasil. O Ceará será três vezes mais forte, com Lula presidente, Camilo senador e Elmano governador”.