Ciro Gomes na GloboNews. Foto: Reprodução/Canais Globo.

Nesta quarta-feira, o candidato à presidência Ciro Gomes foi entrevistado por jornalistas da GloboNews. Em um determinado momento da entrevista, não escondeu suas mágoas com o ex-governador Camilo Santana (PT) e a governadora Izolda Cela (sem partido). Izolda nasceu na vida pública nos espaços do grupo dos irmãos Ferreira Gomes.

Em sua fala, explicou seu projeto de governo, sem deixar de criticar os líderes na intenção de votos ao cargo de presidente, Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT). Há quatro anos, quando Bolsonaro venceu a disputa presidencial, Ciro foi acusado de ter ajudado na vitória do atual presidente por não ter apoiado Fernando Haddad (PT) no segundo turno Ele preferiu viajar ao exterior, embora tenha dito que votou em Haddad. 

Ontem, ele falou sem rodeios e disse aceitar o voto de Lula, caso vá ao segundo turno, mas não votaria em Lula.

Voltando à indignação de Ciro Gomes, no meio de pessoas ligadas aos irmãos, eles não guardam indignação com Izolda, mas com seu esposo, Clodoveu Arruda, que foi prefeito de Sobral com o apoio dos irmãos Ferreira Gomes. Segundo dizem correligionários, foi ele quem arquitetou o plano de rompimento da aliança do PDT com o PT, por conta da campanha feita em favor da candidatura à reeleição de Izolda Cela.

De fato, a governadora, em seus primeiros dias de governo, não fez nenhum gesto de uma possível participação nas eleições deste ano. Só iniciou a demonstrar interesse após insistência pública de Camilo Santana e o trabalho desenvolvido por ele, dentro do próprio PDT, obrigando que o candidato do partido tivesse que ser escolhido no voto dos dirigentes estaduais da agremiação, onde o ex-governador teria sido, supostamente, traído.

Ele teria convencido Izolda a ir na reunião do diretório do PDT, onde haveria a votação, garantindo que ela teria os votos necessários para ser escolhida. Alguns pedetistas podem ter descumprido o compromisso firmado com Camilo e o resultado foi a vitória de Roberto Cláudio. 

Por isso, talvez a indignação do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PDT), principal aliado de Camilo Santana, quando saiu da reunião do diretório do PDT e disse estar “decepcionado”.