O ex-governador Camilo Santana é um dos “patrocinadores” da candidatura de Elmano ao Governo do CE. Foto: Reprodução/Instagram/Camilo.

A candidatura do deputado estadual Elmano Freitas ao Governo do Ceará será referendada pela direção estadual do PT, nesta quarta-feira (27). Ele ainda não tem candidato ou candidata a vice e aguarda a manifestação do MDB/CE, de Eunício Oliveira.

A preferência de petistas é que seja indicada Mônica Paes de Andrade, esposa do ex-senador Eunício. O lançamento público da campanha de Elmano, como alguns petistas anunciaram, será no próximo sábado (30), com a presença do ex-presidente Lula (PT). 

Sobre o tema, existe uma notícia circulando que Lula teria convidado o senador Tasso Jereissati (PSDB) para uma conversa, em São Paulo, para tratar da candidatura de Elmano ao Governo do Ceará. Tasso tem restrições ao PT. É aguardar até o dia 5 de agosto, prazo final para formação de coligações majoritárias e oficialização de candidaturas.

Ainda quanto ao senador, uma matéria publicada na edição de hoje do Jornal O Globo trata da possibilidade dele ser o candidato a vice-presidente na chapa da senadora Simone Tebet (MDB), em aliança com o Cidadania e o PSDB.

Voltando à questão do PT, depois do rompimento com o PDT, mudanças podem ocorrer, principalmente quanto aos postulantes a cargos proporcionais. Uma das possíveis mudanças seria a candidatura de Fernando Santana, atual deputado estadual, à Câmara dos Deputados, no lugar Janaína Farias, ex-auxiliar de Camilo Santana no Governo cearense.