O vereador levou uma cópia da suposta placa para a tribuna da Câmara de Fortaleza. Foto: Reprodução/YouTube.

Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã desta terça-feira (14), o vereador Jorge Pinheiro (PSDB) voltou a criticar a instalação de placas contra a transfobia em unidades dos Cucas na Capital cearense. O parlamentar afirmou que cobrará diariamente para que o material seja retirado e chegou a dizer que a Casa deveria convocar quem autorizou a colocação do informativo nas sedes da instituição.

“Com a ordem de quem estão colocando essas placas? Eu quero saber quem foi que mandou colocar essas placas na rede Cuca. Essa Casa já disse que não é para haver banheiro trans em Fortaleza. Quiseram apresentar projeto nesse sentido e essa Câmara disse não”, apontou o parlamentar. A placa em questão diz que o banheiro dos Cucas é de todas as mulheres, aquelas consideradas não-binárias, trans, travestis e cis. “Você está no banheiro e acha que a pessoa do seu lado não bate com seu gênero, não se preocupe. A pessoa conhece o seu gênero”, diz o texto, segundo explicou Pinheiro.

O parlamentar afirmou que a Câmara Municipal de Fortaleza já se posicionou contra o que ele chama de “ideologia de gênero”, e questionou a secretaria da Juventude e a coordenação dos Cucas. “Vou representar ofício solicitando informações e, se necessário, vou convocar o secretário da Juventude ou aquele que tiver dado essa ordem. Foi o prefeito Sarto? Espero que não”, disse.

“Essa Câmara de Vereadores é contra isso e nós representamos o povo. E não venha querer colocar goela abaixo. Respeitem a decisão, respeitem a democracia. Respeitem as nossas crianças, os nossos jovens. Vamos nos posicionar contra isso. Eu, todo dia, vou subir nessa tribuna até ter uma resposta ou sejam retiradas essas placas”, afirmou.

Veja os argumentos de Pinheiro contra a instalação de placas contra a transfobia: