O Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) escolhe, na tarde desta quinta-feira (23), a lista tríplice de advogados que concorrem a uma vaga de membro suplente, na classe jurista, do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). A sessão será transmitida ao vivo pelo canal do TJCE no Youtube, a partir das 13h30.

Um total de 11 candidatos, sendo 10 homens e uma mulher, disputam a vaga hoje ocupada pelo advogado Rogério Feitosa Carvalho Mota, cujo mandato termina em 27 de setembro de 2022. Por ordem alfabética, os advogados inscritos são: Ângelo Rodrigues Gadelha Moreira; Antônio Luiz Mota de Melo Júnior; Francisco Leopoldo Martins Filho, Francisco Livelton Lopes Marcelino; Francisco Monteiro da Silva Viana; Herton Parente de Sousa; Joseane Bezerra de Menezes; Manuel Márcio Bezerra Torres; Plínio Belchior Fernandes Magalhães Filho; Reginaldo Castelo Branco Andrade e Rogério Feitosa Carvalho Mota.

A lista com o nome dos três advogados escolhidos pelo Pleno do TJCE será encaminhada ao presidente do TRE-CE, desembargador Inácio Cortez de Alencar Neto que, por sua vez, a enviará ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O TSE, por sua vez, a remeterá à Presidência da República, que vai nomear um dos três candidatos.

TRE-CE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará é composto por sete membros, sendo dois desembargadores estaduais (presidente e vice-presidente, que acumula as funções de corregedor eleitoral); dois juízes estaduais, escolhidos pelo Tribunal de Justiça; um juiz federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região; e dois juristas (classe de advogados). Tem ainda a atuação de um procurador regional eleitoral.

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Ceará