Além de deputado, Edísio Pacheco também foi vereador e vice-prefeito de Itapipoca. Foto: ALCE

Tradição na Assembleia Legislativa quando do falecimento de um ex-deputado, a sessão ordinária desta quarta-feira (22) foi suspensa devido a morte de Edísio Pacheco, que foi parlamentar da Casa. Os deputados prestaram um minuto de silêncio atendendo requerimento dos deputados Sérgio Aguiar (PDT) e Antonio Granja (PDT). A pauta da sessã0 de hoje e a ordem de inscrição para os discursos dos deputados foram adiados para esta quinta-feira (23).

Sérgio Aguiar lamentou o falecimento de Edísio Pacheco, contemporâneo seu no Parlamento estadual, e exaltou a  atuação política do deputado. “Foi uma grande representação de Itapipoca, município pelo qual atuou fortemente conquistando políticas públicas, açudes, melhorias urbanas, entre outras ações”, elogiou.

Edísio Pacheco também foi vereador e vice-prefeito de Itapipoca, município que representava. Neste ano, ele era pré-candidato a deputado estadual pelo PSD, partido liderado por Domingos Filho. O ex-parlamentar iniciou na vida pública em 1993, quando exerceu pela primeira vez seu mandato de vereador de Itapipoca, sendo reeleito em 2001. Em 2004, foi eleito vice-prefeito. Em seguida, conquistou uma vaga na Assembleia com 23.739 votos.

O ex-deputado morreu, na última terça-feira (21), aos 55 anos, vítima de infecção, após passar por uma cirurgia no coração. Ele estava hospitalizado em Fortaleza para tratar de problemas na válvula mitral e lesão em uma coronária. O velório aconteceu na Assembleia Legislativa, e em seguida, o corpo do ex-parlamentar foi levado para Itapipoca, onde foi sepultado.

Projetos

Ainda durante a abertura dos trabalhos, cinco mensagens do Poder Executivo iniciaram tramitação na Casa Legislativa. Um deles dispõe sobre a criação e a extinção de cargos de provimento em comissão no âmbito do Poder Executivo Estadual e revoga a Lei nº 17.637, de 06 de setembro de 2021. Também está tramitando a proposta que cria o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte (Susap/CE).

Outra matéria transfere recursos financeiros por meio de regime de parcerias a organizações da sociedade civil para execução de projetos como o Ceará Natal de Luz; Sim à Vida, Não às Drogas; a 69ª Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados – Expocrato 2022, o Festival Halleluya e a Casacor Ceará 2022.

O Governo também quer ceder servidores da Secretaria da Saúde do Estado e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) para exercício na Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), e alterar o Estatuto dos Militares do Ceará, criando cargos comissionados e prevendo “regras procedimentais necessárias à realização de cursos de formação nas corporações militares, notadamente do curso voltado à formação de alunos-soldado”.