Em suas falas, o parlamentar destacou projetos implementados pelo Governo do Estado em defesa das mulheres. Foto: ALCE

Em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (08), o deputado Sérgio Aguiar (PDT) destacou os efeitos da pandemia de Covid-19 no cotidiano da mulher. O parlamentar defendeu que mais políticas públicas sejam aplicadas para manutenção desse setor da sociedade dentro da população economicamente ativa, destacando projetos implantados pelo Governo do Ceará.

De acordo com o parlamentar, pouco se discutiu sobre o assunto, mas os dados mostram o quanto foi difícil para as mulheres a manutenção de seus empregos durante o período da pandemia e, mais recentemente, com o retorno das atividades econômicas. “Imagine no período pandêmico, quando a mulher tinha que continuar suas atividades, mas também criar sua família, educar seus filhos. Como uma mãe poderia estar ali ao lado do filho, acompanhando as aulas para orientá-los, além dos afazeres domésticos como administradora do lar”, refletiu.

Ainda de acordo com ele, durante o período da pandemia, houve predominância do homem no mercado de trabalho, tendo, porém, maior impacto na vida das mulheres. Segundo Aguiar, quando se leva em consideração as mulheres negras e de pouco estudo, bem como as que têm menor qualificação para ascender no mercado de trabalho, a situação ficou mais difícil”.

“Ficou claro a necessidade de que novos projetos fossem importantes para a volta ao mercado de trabalho, como o Mulheres Empreendedoras, o Ceará Cred, fazendo com que a gente pudesse trazer novas oportunidades de trabalho para que essas mulheres pudessem voltar a terem seu papel dentro da população economicamente atividade, e pudesse corroborar em seus espaços”, defendeu.

Para ele, é importante que o Estado tenha programas e políticas públicas no sentido de valorizar o papel da mulher na sociedade moderna. “Isso é a demonstração de que temos que ter políticas voltadas para isso. A mulher, durante a pandemia, teve que trabalhar home office em suas atividades profissionais, teve que educar com mais criatividade de disponibilidade de tempo, e teve o papel de ser administradora do lar. Isso fez com que ela tivesse se virar em três para conseguir a condição de ocupar o seu papel na nossa sociedade”.