Raimundo Gomes de Matos (esquerda) ao lado do presidente estadual do PL, o prefeito do Eusébio, Acilon Gonçalves. Foto: Reprodução/Instagram

Cotado pela direção estadual como pré-candidato ao Governo do Estado pelo Partido Liberal (PL), o ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos afirmou ao Blog do Edison Silva que a legenda está dividida quanto à definição sobre a candidatura própria. Uma parte do grupo, mais ligada ao presidente Jair Bolsonaro, defende um nome da agremiação para a disputa majoritária. Há, porém, aqueles que apostam numa coligação com o União Brasil  e apoio a Capitão Wagner.

O próprio Wagner informou ao Blog, na semana passada, que até o fim desta semana esta situação estaria resolvida no partido aliado, o que estaria sendo discutido diretamente com a direção nacional. Raimundo Gomes de Matos, por sua vez, destacou que membros do PL veem como importante uma candidatura própria visto o voto de legenda, o que garantiria mais sufrágios para o partido.

“No partido, alguns defendem candidatura própria. Outros uma união com o União Brasil. Aqui está tudo dividido. O grande problema é que o tempo de televisão, se fizermos a coligação, vai para o União Brasil. Você tem três minutos e nesses três minutos não aparece o número do PL, mas do União”, disse ele destacando que a executiva estadual é quem está costurando os acordos estaduais.

Ele citou, também, a pré-candidatura à Presidência da República de Luciano Bívar, pelo União Brasil, mas salientou que o fato de o pré-candidato ter liberado seus filiados nos estados facilita um entendimento com Capitão Wagner. Raimundo Gomes de Matos estava trabalhando na Sudene quando foi solicitado a sua desincompatibilização para que o PL tivesse um nome a apresentar em nível estadual.

Além do problema quanto à candidatura própria, o PL também está com três nomes ao Senado, o vereador Inspetor Alberto, o empresário Bardawil e Pastor Fernandes. Ainda de acordo com Matos, a deliberação é do partido, mas seu nome está à disposição para “qualquer missão, desde que se tenha um consenso”.

O filho de Raimundo Gomes de Matos, o vereador Pedro Matos, está cotado para disputar uma vaga na Câmara Federal, mas isso se o pai for disputar uma vaga majoritária. “Alguns acham que eu poderia voltar (a disputar uma vaga de deputado federal), mas a princípio a ideia é o Pedro ir para a proporcional, para renovar”, disse.