Vereador ficou incomodado com alguns de seus pares que se solidarizaram com Ronivaldo. Foto: CMFor

Após repercussão das falas do vereador Ronivaldo Maia, que foi expulso do Partido dos Trabalhadores, o presidente municipal da sigla, o vereador Guilherme Sampaio defendeu a posição do diretório estadual. De acordo com ele, a decisão da Câmara Municipal em arquivar pedido de cassação do mandato do parlamentar e a solidariedade  de outros vereadores com o ex-petista corroboram com o machismo estrutural existente no País.

Segundo disse, o seu posicionamento quanto ao caso, “de forma firme e clara”, se deu, principalmente, pelo fato da “manipulação que fazem” para atacar partidos do movimento popular. “Batem no PT porque é um parlamentar do PT que errou. Quando recebe uma decisão do PT, batem no PT”.

“Não tratamos esse tema com ingenuidade. Se trata de um assunto delicado e que envolve um colega e nossos afetos. Ninguém deixou de reconhecer a trajetória de militância do vereador Ronivaldo”, disse. “Lamento profundamente todo esse episódio. As pessoas que mais sofreram com ele foram as mulheres. Acredito que o vereador Ronivaldo esteja sofrendo também, ninguém passou por isso incólume”.

Na condição de presidente do partido em Fortaleza, Guilherme afirmou que, ainda que Ronivaldo tenha pedido desculpas, reconhecido o erro e celebrado acordo judicial, outros vereadores, todos homens, tenham expressado solidariedade ao colega por, segundo eles, ter sido injustiçado, sinto profundamente dizer isso, acho que isso ocorre porque a sociedade é machista.  A Câmara decidiu arquivar o processo. Essa não foi a posição do PT. Se o Ronivaldo disse que não houve nada, não pediria desculpas, não celebraria acordo com a vítima”.

“Não me surpreende homens que não tomam consciência do machismo estrutural que nasce com a gente, é criado e a gente aprende a reproduzir. E mesmo que aquele que tenha se envolvido com ela reconheça, a primeira reação do homem é proteger quem cometeu o erro. Erro tem consequência e estamos aqui tratando de consequências. Dizer que não houve nada é um erro. A Câmara quando arquivou, errou. Esse erro o PT não cometeu” – (Guilherme Sampaio)

 

O petista lembrou, ainda, que o resultado apertado na votação, 26 a 26, com o desempate vindo por parte da direção estadual, evidencia que também há machismo dentro do PT. Ele também criticou fala do vereador Sargento Reginauro (UB), que chegou a dizer que o Partido dos Trabalhadores culpava Ronivaldo, mas inocentava o ex-presidente Lula.

“Me poupe”

Guilherme Sampaio chegou a orientar Ronivaldo Maia a recorrer da decisão do diretório estadual, caso ele tenha convicção de sua inocência. “Eu fiquei muito incomodado com aqueles que assumiram a defesa de vossa excelência. Eu vi a mesma linha de raciocínio daqueles que defendem agressores. Se eu estivesse em outro espaço, eu diria ‘me poupe'”.

Em resposta, Ronivaldo disse lamentar as falas do ex-correligionário de partido, destacando que não teve intenção de machucar a mulher que estava com ele em um veículo, em novembro de 2021, quando ocorreu a agressão que culminou num processo de tentativa de feminicídio. “A gente se desculpa quando machuca não intencionalmente”, disse. Guilherme retrucou, afirmando que “sempre que acontece uma situação como essa, que gera dano a uma mulher, se quer passar a ideia de que foi um acidente”.