Encontro estadual do PROS aconteceu na manhã deste sábado, em Fortaleza. Foto: Divulgação

O PROS do Ceará realizou, na manhã deste sábado (18), seu encontro regional, onde apresentou os nomes que vão disputar vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Dentre os presentes ao evento esteve o pré-candidato a presidente pela sigla, Pablo Marçal. No entanto, a presença que mais chamou a atenção foi a do pretenso postulante ao Governo do Estado, o deputado federal Capitão Wagner, do União Brasil.

Wagner apareceu no encontro já no fim do evento, gerando desconforto em alguns dos presentes, dentre os quais o presidente municipal da sigla, Paulo Pinho e o vice-presidente Audízio Oliveira. O mal-estar se deu porque parte do partido está alinhado com o prefeito de Fortaleza, Sarto, além de estar em conversações com figuras do PDT, como o senador Cid Gomes, para apoiar o nome pedetista ao Governo do Estado.

O vereador Bruno Mesquita, aliado de Sarto em Fortaleza e do pré-candidato ao Governo do Estado pelo PDT, o deputado Evandro Leitão, apesar de já ter definido que não vai apoiar Capitão Wagner no pleito deste ano, permaneceu no local em respeito ao partido. O parlamentar, porém, faz parte da base governista.

No encontro, Wagner, que presidiu o partido no Ceará até fevereiro passado, parabenizou o pré-candidato a presidente e agradeceu ao presidente estadual, Adilson Pinho, pelo convite feito e disse estar comprometido a ajudar o PROS no pleito deste ano. As conversas entre os dirigentes partidários da sigla e o pré-candidato ao Governo do Estado tiveram início nos últimos dias, e a tendência atual é de apoio ao nome de Wagner.

Paulo Pinho, por outro lado, afirma que tudo se encaminhava para apoio ao nome do candidato indicado pelo PDT, inclusive, com diálogos feitos com o senador Cid Gomes. O dirigente não sabia sobre qualquer mudança de orientação do partido para apoiar o candidato da oposição.

Apoio

Ao Blog do Edison Silva, o vice-presidente nacional do PROS, Amauri Pinho, afirmou que não há definição sobre apoio, mas a tendência é estar alinhado ao nome de Capitão Wagner. Ainda de acordo com ele, Wagner deve apoiar Pablo Marçal à Presidência da República. No entanto, a coligação que apoia o pré-candidato ao Governo do Estado possui ao menos três partidos com presidenciáveis.

Pinho disse, ainda, que outras lideranças foram convidadas, como Cid Gomes e Roberto Cláudio, mas esses dois não compareceram. Além de Wagner, o ex-vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena, também esteve presente. “O Capitão compareceu e foi bastante aplaudido. Existe a possibilidade do Capitão apoiar o nosso candidato a presidente, que já declarou apoio ao Wagner, e existe essa reciprocidade. Vejo com naturalidade o PROS do Ceará apoiar o Wagner”, disse Amauri.