Carlos Lupi (de camisa listrada) estará no evento regional do PDT. Foto: Divulgação.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta terça-feira (14), noticiando que a governadora Izolda Cela (PDT) sancionou a Lei n° 18.096, instituindo o Dia Estadual do Ministério Público e incluindo a data no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado do Ceará, a ser comemorado, anualmente, no dia 16 de junho. Segundo o jornalista Edison Silva, é uma lei inócua e a respeitabilidade do Ministério Público não precisa disto.

A respeito de Izolda, ela baixou um decreto, o n° 34.796, instituindo o projeto “Escola Bilíngue”, no âmbito da rede pública de Ensino do Ceará.

Em justificativa, a governadora diz que “toda a atenção que o Governo do Estado vem dispensando para o aprimoramento da aprendizagem no âmbito da rede pública estadual, com inúmeros investimentos e ações realizadas nessa área; considerando a importância para os estudantes da aprendizagem de novos idiomas, especialmente o inglês, como mais uma ferramenta voltada de aprimoramento do ensino, com impacto profissional positivo no futuro; considerando as disposições do Programa “Ceará Educa Mais”, criado pela Lei Estadual nº 17.572, de 22 de julho de 2021; considerando que, como uma das ações do referido Programa, está aquela consistente na ampliação da jornada para atendimento aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual por meio dos Centros Cearenses de Idiomas, visando à oferta de cursos de Línguas Estrangeiras Modernas“.

Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, chega ainda hoje em Fortaleza para, amanhã, comandar o encontro regional de fortalecimento da candidatura de Ciro Gomes (PDT) à presidência da República. Esta ocasião é a primeira de uma série programada pelo PDT em capitais brasileiras para mostrar o modo pedetista de administrar, posto reunir atuais e ex-detentores de mandatos executivos, assim como candidatos aos governos estaduais.

O encontro de Fortaleza reúne o pessoal do Nordeste. Além dessa finalidade, exposta pela direção da agremiação, os encontros regionais servem também de precaução contra os efeitos da candidatura presidencial da senadora Simone Tebet (MDB/MS), após acerto com o Cidadania e PSDB. 

A candidatura de Ciro Gomes, como já foi noticiado pelo Blog, foi abalada quando do lançamento da candidatura do ex-juiz federal Sergio Moro. Evidente que a senadora Simone, como candidata, não mostrou que terá o impacto criado pela postulação de Moro, que já foi descartada. Entretanto, pensam alguns pedetistas, “é melhor prevenir”. Uma matéria do Estadão revela a perda de espaço de Ciro no Rio Grande do Sul, onde, nos últimos dias, foi intensa a movimentação para permitir a aliança do PSDB com o MDB, em torno da senadora do Mato Grosso do Sul.

Ciro, nesta segunda-feira, deu uma longa entrevista à jornalista Renata Lo Petre, quando falou de vários assuntos, inclusive sobre a presença de militares no poder até a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) para “censurar” o convite que o ex-presidente do TSE fez às Forças Armadas para que tivessem representante na Comissão Especial de acompanhamento das eleições, sobretudo na fiscalização das urnas eletrônicas, motivo das últimas discussões levantadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Senado Federal quer ter participação ativa nas questões internacionais geradas pela Amazônia, sobretudo, depois do desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira. Na abertura da sessão do Senado, o presidente da Casa Rodrigo Pacheco (PSD/MG), acolhendo requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP), defendeu a criação de uma Comissão Especial de senadores para acompanhar o problema da Amazônia, a partir da ausência efetiva da ação do estado brasileiro, razão da criminalidade ali existente.

Ontem, o Senado aprovou o projeto de iniciativa do deputado federal cearense Danilo Forte PLP 18/22, já aprovado na Câmara, reduzindo para 17% a alíquota do Imposto a ser cobrado dos combustíveis vendidos no Brasil.

Como houve mudança no projeto aprovado pela Câmara, a matéria terá que voltar a ser examinada pelos deputados que examinarão as alterações feitas pelos senadores. Enquanto o Senado votava esta matéria, os governadores dos estados brasileiros foram ao STF com uma proposta de redução do ICMS dos combustíveis até o final do ano. Tramita, no Supremo, um processo sob a relatoria do ministro André Mendonça, que pode acabar tornando inócuo o projeto de lei complementar em tramitação. O relator do projeto na Casa Revisora, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB/PE), fez justificativas ao seu parecer.

E Bolsonaro voltou a falar sobre urnas eletrônicas e ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O jornalista Edison Silva, no seu ponto de vista, considera estes entraves do atual presidente da República e membros do Poder Judiciário como “deprimente”.

O ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB), ontem, anunciou que será novamente candidato ao governo gaúcho. Ele havia renunciado ao mandato, antes do dia 02 de abril, para ser candidato a presidente da República, pois disputava as prévias do PSDB com João Doria.

Leite foi derrotado e ainda ficou alimentando a possibilidade de ser candidato no lugar de Doria. Não deu certo, mesmo depois que o ex-governador de SP desistiu de disputar a presidência. Agora, ele anuncia que vai disputar novamente o cargo de governador, sob a alegação de que sua candidatura permite o acordo, no RS, em apoio à Simone Tebet.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta terça-feira (14/06):