Tasso Jereissati e a senadora Simone Tebet. Foto: Agência Senado.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta quinta-feira (09), começou relatando do conhecimento da petição apresentada pelo Governo do Estado, através da sua Procuradoria-Geral, nos autos da ação movida pelo Piauí, cobrando a devolução de terras de 13 municípios cearenses, da Região da Ibiapaba, que, segundo os piauienses, teriam sido invadidas pelo nosso estado.

Em mais de uma oportunidade, o Blog demostrou preocupação com o problema, principalmente pela falta de atenção dada pelo Executivo cearense. No início do mês de maio, fizemos um alerta ao Governo do CE.

A governadora Izolda Cela (PDT) levou o caso a sério e adotou providências, não realizadas pelos últimos governadores. 

Nessa petição, apresentada na madrugada da última sexta-feira (03/06), um mês após o alerta do Blog, o Governo do Ceará pede que representantes dos 13 municípios afetados em perder terras sejam chamados a participar do processo e também que o IBGE passe a integrar o processo. De qualquer modo, Izolda está demonstrando sensibilidade ao problema, mais sério do que o imaginado por alguns.

O senador cearense Tasso Jereissati é destaque em jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, a respeito de uma possível candidatura a vice-presidente da senadora Simone Tebet, do MDB, também apoiada pelo Cidadania. 

A coligação, segundo manifestação do presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, deve ser confirmada ainda hoje, após uma reunião da Executiva nacional da sigla. A emedebista já até falou em suas redes sociais, passando a ideia de que está tudo resolvido.

O Estadão dá como certa a ida de Tasso ao posto de vice-presidente. O senador não confirma, mas também não nega. O noticiário paulista diz na capa que o cearense será o vice, mas, na parte interna da matéria, não é taxativo.

Depois do anúncio da reunião da Executiva Nacional do PSDB, nesta quinta-feira, Bruno Araújo, também citou o nome da senadora Mara Gabrilli (SP), como alguns dos que podem ser indicados pelos tucanos a vice de Simone Tebet.

A Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Fortaleza realizaram sessões ordinárias. Na pauta da ALECE, apenas matérias de interesse dos deputados estaduais, posto que as de interesse do governo estadual, foram votadas na sessão de ontem, em regime de urgência.

Ainda não está resolvida a questão do ICMS, mas o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB/PE), relator do projeto de lei aprovado na Câmara e, agora, em posse do Senado Federal, que reduz o imposto dos combustíveis a 17%, está determinado a manter o texto base da Câmara.

Os governadores continuam contestando e duvidando da proposta do Governo Federal em compensar os estados pelos prejuízos causados que terão pela perda na arrecadação do ICMS. Na visão do apresentador, este imbróglio é um problema sério. Segundo o mesmo, a ganância dos estados, que são os responsáveis pela arrecadação do ICMS embutido em combustíveis, comunicações e energia, sempre foi muito grande, tanto pela sua abrangência, quanto pela facilidade da arrecadação. 

Os estados sequer precisam ter fiscais para evitar a evasão, pois os valores do Imposto estão em cada uma das contas pagas pelos usuários destes serviços. E por conta da mesma ganância, prossegue Edison Silva, tem estado cobrando até 31% de ICMS nos combustíveis. Porém, com esse corte que está sendo previsto, os prejuízos para as administrações estaduais serão grandes, isso sem citar o problema no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que limita gastos com pessoal a uma porcentagem da receita corrente líquida.

Lula, líder nas pesquisas sobre a sucessão presidencial, em entrevista a uma rádio de Minas Gerais, admitiu que o PT precisa pedir desculpas à sociedade pelos erros que cometeu ao longo dos seus últimos governos, os dois dele e os da ex-presidente Dilma Rousseff. Antes, o petista criticava os que pediam uma mea-culpa do Partido, já dito pelo ex-governador Camilo Santana, depois dos episódios do Mensalão e da Operação Lava Jato.

O ex-presidente Michel Temer (MDB) esteve, nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados, onde ele já foi presidente. Ele foi comentar, ao grupo de trabalho criado pelo atual presidente da Casa Arthur Lira (Progressistas/AL), para discutir o projeto de semipresidencialismo no Brasil, ideia esta defendida por Temer já há algum tempo.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta quinta-feira (09/06):