Genecias Noronha e Pedro Bezerra. Foto: Câmara dos Deputados – Montagem/Blog do Edison Silva.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta quarta-feira (29), iniciou tratando que o TSE, na sessão de ontem, confirmou a inelegibilidade do vereador Péricles de Sá Roriz Neto, do município de Jardim, que se localiza na Região do Cariri.

Ele tinha uma condenação criminal. Entretanto, no período da eleição foi decretada a extinção de punibilidade, mas, mesmo assim, o pleno do TSE entendeu que ele havia sido condenado por um colegiado e, por isso, desde a condenação, estava inelegível por oito anos.

O Blog lembrou que dois deputados federais cearenses, Genecias Noronha (PL) e Pedro Bezerra (PDT), estão dependendo da decisão do TSE, por terem sido condenados à perda de mandato pelo TRE/CE e dependem, caso queiram disputar um novo mandato, da decisão da Corte Eleitoral.

Genecias já desistiu de disputar um novo mandato e trabalha na candidatura de um filho, Matheus Noronha. Já Pedro mantém otimismo em relação a uma decisão favorável do Tribunal Superior Eleitoral. A condenação de Genecias também atingiu sua esposa, Aderlânia Noronha, que não será mais candidata. Seus votos estão sendo, em parte, negociados com o PSD para a eleição de Gabriela Aguiar, filha do ex-vice-governador Domingos Filho.

A Assembleia Legislativa realizou sessão ordinária, na manhã de hoje, tendo algumas matérias do Poder Executivo na pauta, como a que cria a Delegacia de Repressão aos Crimes de Discriminação Racial Religiosa ou de Orientação Sexual (DECRIM), no âmbito da Polícia Civil do Estado do Ceará. 

Uma outra proposição dispõe sobre o Programa Ceará Educa Mais. A terceira cria e extingue cargos de provimento em comissão no âmbito do Poder Executivo Estadual. A quarta garante o vale-alimentação, para alguns servidores, que ganham mais, no âmbito do Executivo. Por fim, a última diz de questões relacionadas à tecnologia da informação e comunicação. A Câmara de Fortaleza também realizou trabalhos. 

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) começou a ouvir propostas de candidatos a presidente da República, em um evento denominado de “Diálogo da Indústria com os Pré-Candidatos à Presidência da República para as Eleições 2022”. O presidente da CNI Robson Braga falou, por cerca de 55 minutos, com a senadora Simone Tebet (MDB). No início da tarde, Ciro Gomes também falou .

Quanto a Ciro, ontem, reuniu a governadora Izolda Cela (PDT), Evandro Leitão (PDT), presidente da ALECE, o deputado federal Mauro Filho (PDT) e Roberto Cláudio (PDT), pretensos candidatos da sigla ao Governo do Ceará, para anunciarem que todos acordaram em aceitar os resultados das pesquisas quantitativas e qualitativas, que serão feitas pelo partido, para avaliar qual deles poderá ser melhor a disputar o pleito.

O ex-governador do Ceará, ao final do encontro, procurou outras lideranças partidárias, como Domingos Filho (PSD) e Zezinho Albuquerque (Progressistas), para comunicar o afunilamento do processo de escolha do nome governista ao Executivo cearense. 

O presidenciável, há algum tempo, não conversava com Domingos Filho, com quem já teve conversas ásperas, por conta de eleições para a Mesa Diretora da Assembleia, quando concorriam com Sérgio Aguiar e Zezinho, ainda no primeiro governo de Camilo Santana.

Paralelamente ao encontro de Ciro Gomes em Fortaleza, os deputados federais André Figueiredo (PDT) e José Guimarães (PT) tratavam do mesmo tema, em Brasília/DF. Ciro não fez referência a qualquer encontro com Camilo. Algumas especulações surgiram em razão da ausência do senador Cid Gomes (PDT), que está adoentado. O PDT e as siglas aliadas, depois de ficarem cientes da decisão da cúpula aguardam os resultados das pesquisas 

Ronivaldo Maia (sem partido), vereador de Fortaleza, na sessão desta quarta-feira, afirmou que não irá recorrer da decisão do Diretório Estadual do PT, que o expulsou dos quadros petistas, por conta da acusação que Ronivaldo responde por tentativa de feminicídio. Ele criticou a decisão da agremiação e disse manter o exercício do seu mandato. Ademais, ele defendeu a candidatura presidencial do ex-presidente Lula.

Por fim, abordamos a possível instalação, ainda neste ano, da CPI do MEC, protocolada, ontem, pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP). A liderança do Governo no Senado, Carlos Portinho (PL/RJ), cobrou do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), a preferência para instalação das CPIs já requeridas, dentre elas, a das obras inacabadas no próprio Ministério da Educação, ameaçando de ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a instalação da CPI requerida por Randolfe.

O senador amapaense, junto com outros parlamentares, deu uma entrevista coletiva para justificar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta quarta-feira (29/06):