Izolda e Camilo, em evento comemorativo aos 15 anos do PAIC. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta quarta-feira (22), começou dizendo que, ontem, Camilo Santana estava animado, em evento que celebrou os 15 anos do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), no Centro de Eventos do Ceará. Primeiro, chamou a governadora Izolda Cela de “mãe do Ceará” e, posteriormente, afirmou que o senador Cid Gomes foi o “maior governador do Ceará”, sem estar presente. O PAIC foi criado na primeira gestão de Cid, idealizado por Izolda.

Na última segunda-feira (20), o Blog do Edison Silva tratou dos acontecimentos que marcaram a escolha de Camilo Santana (PT) para ser o nome, apoiado pelo PROS, em 2014, quando Cid Gomes estava concluindo o governo e preteriu todos os pretensos candidatos do seu partido, na época, Domingos Filho, vice-governador; os deputados estaduais Mauro Filho e Zezinho Albuquerque; e Izolda Cela, que, posteriormente, foi indicada para vice de Camilo e, o candidato ao Senado, Mauro.

Izolda sequer foi à convenção que homologou o nome do petista, no domingo, dia 29 de junho, penúltimo dia para a realização de convenções partidárias. A escolha de Camilo agradou aos petistas e desagradou aos tradicionais aliados do governo.

Desde 2008, Cid Gomes já estava de “ponta” com o PT de Fortaleza,  comandado, naquela época, pela deputada federal Luizianne Lins, quando a ex-gestora foi disputar sua reeleição à Prefeitura de Fortaleza. 

Naquele momento, o então governador do Ceará era filiado ao PSB. Ele indicaria o candidato a vice de Luizianne, Tin Gomes, que presidia a Câmara Municipal de Fortaleza, mas ela não queria aceitar. A petista resistiu o quanto pôde. Na convenção de homologação de seu nome, não tinha o vice. Alguns dias depois, Tin foi aceito, mas ficou a indisposição entre o socialista e a prefeita.

Em 2009, após a reeleição de Luizianne Lins, Tin Gomes, já vice, impôs uma derrota à petista, quando ajudou a eleger Salmito Filho a vencer Elpídio Nogueira na eleição para a presidência da CMFor. A petista apoiava Elpídio e Salmito, mesmo nos quadros do PT, não teve apoio de Luizianne.

Mas a situação engrossou mesmo quando na sucessão da petista, em 2012. Ela queria um nome e Cid Gomes só aceitava apoiar se o candidato ao PT fosse um de seus amigos. Cenário similar ao visto hoje, em relação ao escolhido do PDT a governador, que parte do PT diz só aceitar se o for a da governadora Izolda Cela.

Cid acabou por exonerar alguns secretários estaduais, vinculados ao PT, para pleitearem ser candidato a prefeito, como Camilo Santana, Nelson Martins e Professor Pinheiro, este último, vice do atual senador da República, no seu primeiro mandato de governador, entre os anos de 2007 a 2011.

Luizianne reagiu e acabou por escolher o ex-secretário de Educação de Fortaleza, Elmano Freitas, e, o então governador, indicou o então presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio, vinculado ao PSB.

Os deputados estaduais do PDT estiveram reunidos, ontem, no final da tarde, no gabinete do presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT), para mostrarem unidade do grupo em relação à sucessão estadual, sobretudo, em relação à escolha do candidato governista. 

O ex-presidente Lula, ao lado do candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB), reuniu, ontem, parte do pessoal, que trabalha no seu plano de governo e lideranças petistas e aliados, em um debate sobre os temas mais importantes já definidos pela chapa.

O pessoal do encontro só não contava com os protestos do vereador de São Paulo e ex-senador da República Eduardo Suplicy, que se aproximou da mesa e criticou o não acolhimento de uma proposta de sua autoria, estabelecendo a Renda Mínima, além de repudiar o fato de não o chamarem ao encontro.

A preocupação do TSE com o noticiário falso sobre as eleições e, principalmente, quanto à atuação da Corte, destacando a lisura do processo eleitoral, motivou o surgimento de uma outra ação para mobilizar a sociedade contra notícias inverídicas

A Corte Eleitoral, devemos lembrar, há pouco, entrou em uma polêmica, agora com o ministro da Defesa, que cobra a participação na fiscalização do sistema de votação, juntamente com a manifestação do ministro da Justiça sobre ação idêntica da Polícia Federal.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta quarta-feira (22/06):