A governadora Izolda Cela esteve presente no evento pela manhã. Foto: Reprodução.

O Programa o Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense desta quarta-feira (15), começou noticiando que o PDT nacional estava fazendo um evento regional, durante o dia de hoje, em Fortaleza, tendo como nome central o candidato a presidente da República da agremiação, Ciro Gomes

Ao contrário do especulado, por alguns, não houve o lançamento do candidato a governador do Ceará, embora o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, seja um defensor do nome de Roberto Cláudio para disputar o Governo do Estado. O nome será conhecido próximo ao fim do prazo para a realização das convenções partidárias, que começa no dia 20 de julho e termina em 5 de agosto.

O evento começou com atraso. De forma informal, Lupi falou com os pedetistas presentes na plateia e disse estar otimista com a campanha de Ciro Gomes ao Palácio do Planalto.

Ontem, ainda, Lupi passou parte do dia na Câmara Municipal de Fortaleza, reunido com vereadores do PDT. Ouviu muito e falou do seu otimismo quanto à continuidade da aliança com o PT do Ceará, insinuando que o candidato a governador do arco governista será o ex-prefeito de Fortaleza, para o agrado dos vereadores que, na quase totalidade, defendem o nome de Roberto Cláudio.

Lupi, depois do encontro com os edis, encontrou-se com líderes pedetistas da Região Nordeste que vieram ao encontro de Fortaleza. Alguns deputados estaduais estiveram no evento, mas o presidente da Assembleia Cearense, Evandro Leitão (PDT), não compareceu ao ato de abertura, embora tivesse uma placa central com seu nome.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira, as alterações feitas pelo Senado, na parte da manhã, ao projeto de redução da alíquota do ICMS cobrado de combustíveis, comunicações e energias, fixando em 17%, representando uma perda de arrecadação de todos os estados brasileiros.

Como houve um problema no painel eletrônico da Câmara Federal, faltava ainda a votação dos destaques, tendo a continuidade e o encerramento ocorrido na manhã de hoje. Mas antes da conclusão da votação, ainda ontem, o vereador Guilherme Sampaio (PT) protestou contra a redução do ICMS e elencou alguns prejuízos que esta alteração poderá trazer para a educação.

A propósito, a questão do ICMS também está sendo tratada pelo Supremo Tribunal Federal, sob a relatoria do ministro André Mendonça. Ele havia chamado as partes para uma conciliação e os governadores fizeram uma proposta de reduzir a alíquota do ICMS dos combustíveis até o final deste ano, mas a Advocacia-Geral da União (AGU), que representa o Governo Federal, ontem mesmo, disse que não há interesse do Governo em formalizar um acordo com os governadores, nos níveis que eles propuseram.

No momento, em que a equipe do ex-presidente Lula discute suas principais propostas de Governo. Hoje, o Valor Econômico publica uma matéria sobre um manifesto de economistas brasileiros com sugestões para a área econômica.

O ministro Alexandre de Moraes foi eleito, ontem, para a presidência do TSE, a partir de agosto. Numa demonstração de que o STF está ao lado na gestão da Justiça Eleitoral, o presidente do Supremo, Luiz Fux, participou da eleição.

Esta eleição é uma mera formalidade, pois sua ascensão à presidência já estava definida há algum tempo. No seu discurso, Moraes, um dos alvos frequentes de Bolsonaro, voltou a falar do compromisso da Justiça Eleitoral de enfrentar as fake news e o que ele chama de “milícia eleitoral”.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta quarta-feira (15/06):