Lula está liderando as pesquisas da corrida presidencial. Foto: Reprodução.

O Programa do Blog do Edison Silva, desta sexta-feira (24), começou dizendo que o Instituto Datafolha, ontem, soltou uma nova pesquisa relativa à eleição presidencial. Segundo o divulgado, a polarização existente entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) irá permanecer. O petista lidera com 47 pontos percentuais, contra 28 pontos de Bolsonaro. O cearense Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro com oito pontos.

Depois vem André Janones (Avante) com dois pontos e a senadora Simone Tebet (MDB) com um ponto, esta, apoiada pelo Cidadania e PSDB. O deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) não pontuou.

O Ministério da Defesa e os representantes das três Forças – Aeronáutica, Exército e Marinha, publicaram uma nota, no fim da tarde de ontem, dando conta de terem representado contra Ciro Gomes junto à Procuradoria-Geral da República (PGR), por declarações consideradas ofensivas, em entrevista concedida à Rádio CBN, referente à atuação das Forças Armadas na Amazônia. Logo depois, Ciro falou da manifestação dos militares, em nota publicada em sua conta no Twitter.

O presidente Bolsonaro, em sua live de quinta-feira, voltou a falar no caso que motivou a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. Enquanto isso, no Senado Federal, o senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP) informou ter conseguido as assinaturas necessárias para a instalação de uma CPI com o objetivo de apurar as denúncias de irregularidades no MEC, segundo o registrado pelo Estadão.

Na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, o deputado Denis Bezerra (PSB/CE), comandou uma audiência pública, onde discutiu a exploração da Mina de Itataia, no município de Santa Quitéria/CE

Este tema é discutido há décadas, como o Programa já lembrou. Em tempos passados, o destaque era a exploração do urânio. Agora, este minério continua sendo importante, mas o fosfato é do que mais se tem falado. 

Vários convidados participaram da audiência pública, inclusive o prefeito de Santa Quitéria, José Braga Barroso, o Braguinha (PSB). Bezerra autor do requerimento desta audiência pública, interveio nas discussões em vários momentos.

Na Câmara Municipal de Fortaleza, na sessão de ontem, o tema aborto legal mostrou a diferença de posicionamento, visto nas opiniões de duas vereadoras: Adriana Nossa Cara (PSOL) e Priscila Costa (PL). Priscila chegou a criticar a decisão de realizar um aborto, numa menina de 11 anos, que foi estuprada.

Em contraponto, Adriana, num determinado momento, ao ler o diálogo da menina com a juíza do caso, Joana Ribeiro, de Santa Catarina, chegou a demonstrar a emoção que sentia e foi às lágrimas, no Plenário Fausto Arruda.

O Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense vai ao ar de segunda a sexta, das 11h45 às 12h15, logo ​após o programa “É Tempo de Bola”.

Assista ao programa desta sexta-feira (24/06):